Maquete da Bacia Hidrográfica do Rio Macaé será utilizada em educação ambiental

23/06/2009 15:38:40 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Divulgação

Maquete foi exposta na Brasil Offshore

Uma maquete que foi construída especialmente com a finalidade de ser utilizada na educação ambiental, estará exposta em escolas municipais e na Cidade Universitária. A informação foi divulgada pelo coordenador de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmaurb), Paulo Sérgio Barcellos, durante a quinta Edição da Brasil Offshore, encerrada na última sexta-feira.

Os visitantes tiveram a oportunidade de assistir uma palestra sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Macaé, por meio de uma maquete que foi construída especialmente com a finalidade de ser utilizada na educação ambiental. O objetivo principal foi apresentar informações gerais sobre o município, bem como quais os principais afluentes do Rio Macaé.

Paulo Sérgio acrescenta que a maquete foi construída por ele e Edalmo Samico, Carlos Marceneiro e Sérgio Serô. Segundo ele, são pessoas da comunidade que estão preocupadas com o meio ambiente.

- Eles reutilizaram vários materiais, como armários sem utilidade, papel toalha, isopor espuma, embalagens de ovos, entre outros materiais. O resultado foi excelente, pois, quem visualiza a maquete pode ter noção exata do município de forma geral e saber com detalhes quais são os principais afluentes do Rio Macaé, explicou.

O coordenador conta que o projeto foi idealizado pelo Programa Conhecer para Preservar da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, em parceria com o Centro de Educação Ambiental Ambiental e Comunitária (CEAC) da Agenda 21. “A nossa intenção é levar essa maquete para as escolas”, disse.

O Programa “Conhecer Para Preservar” da Coordenadoria de Educação Ambiental, tem total apoio da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo. “Somente através de educação é possível despertar nas novas gerações a importância de um desenvolvimento sustentável baseado no respeito ao meio ambiente”, comentou o secretário Maxwell Vaz.

O subsecretário de Meio Ambiente, Henrique Emery, também elogiou a iniciativa do programa em construir a maquete, para ser utilizada especificamente na educação ambiental.

- É importante que as nossas crianças, jovens e até adultos, que não tiveram a oportunidade de conhecer melhor o nosso município, saber maiores informações sobre Macaé. Principalmente quais são os principais afluentes do Rio Macaé, bem como os pontos turísticos e as áreas de preservação ambiental, ressaltou.

A vice prefeita, Marilena Garcia que também esteve atenta a todas as explicações do coordenador Paulo Sérgio Barcellos, solicitou que a maquete fique exposta na Cidade Universitária. “Excelente trabalho. É disso que os nossos estudantes precisam ter conhecimento”, enfatizou.

A professora Fabiana Mendonça diz que gostou muito da apresentação, pois ela foi de forma sucinta e pode transmitir de forma real quais são os afluentes do Rio Macaé, os pontos turísticos.

- Foi uma forma dinâmica de mostrar para os visitantes até mesmo para os macaenses que não conhecem o seu município. O que me chamou a atenção foi o material utilizado para a confecção da maquete. Com certeza é uma excelente ferramenta para ser utilizada na educação ambiental, conclui.