Marilena Garcia apresenta plano de ação como prefeita em exercício

11/01/2012 11:31:59 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Moisés Bruno

Nesta quarta-feira (11), Marilena continua com sua agenda cumprindo diversas ações do plano de ação

A prefeita em exercício, Marilena Garcia, que até o próximo dia 30 estará como interina do prefeito licenciado, Riverton Mussi, destacou nesta terça-feira (10), em coletiva com a imprensa, dois pontos principais do plano de ação desse período.

O primeiro deles refere-se a ocupação social dos bairros Malvinas e Nova Holanda, uma iniciativa em parceria com o governo do estado por meio da Polícia Militar, que acontece esta semana nas duas comunidades de Macaé. Outra ação apresentada por Marilena são as obras de macrodrenagem, que hoje com 40% de conclusão já mostram bons resultados para a população, evitando o alagamento de diversas áreas do município com as últimas chuvas.

“Em 20 dias posso mostrar que dá para colaborar com o chefe do Executivo. Com a ocupação social dessas comunidades, levaremos políticas públicas para pessoas que foram excluídas socialmente. Pelo menos oito secretarias municipais estarão envolvidas nas ações sistemáticas. Já é a quinta vez que ocupo o cargo e outras experiências mostram que o trabalho conjunto dá certo e pode ter continuidade. Fiz um pacto de lealdade com o prefeito e, assim, encontramos a semelhança e transparência”, ressaltou a prefeita em exercício.

Durante a entrevista, Marilena afirmou que o prefeito assumiu o compromisso com a população de resolver os problemas de alagamento. “Macaé é uma cidade que está abaixo do nível do mar e sofria com isso há anos. Já fizemos duas vistorias nas obras e a Defesa Civil está preparada para qualquer emergência, porém, o município já está colhendo bons frutos com os
investimentos”, acrescentou.

Parcerias

Marilena ainda destacou que Macaé intensificará o relacionamento com o governo federal para a continuidade de parcerias em diversas ações de políticas públicas. A prefeita citou como exemplo a parceria com a Caixa Econômica Federal, por meio de contrato de R$ 53, 6 milhões assinado nesta segunda-feira (9) para financiamento de obras habitacionais, urbanização e saneamento. Serão beneficiadas 3.600 famílias do bairro Nova Esperança.

- Percebemos como esse governo trabalha. A própria Caixa tem Macaé como um case. Saímos de uma situação de dívida para hoje proporcionar políticas de moradia. O condomínio com casas populares para mulheres chefes de família é um orgulho. Portanto temos muitas ações que demonstram a união do PT com o PMDB -, frisou a prefeita acrescentando que 2012 é um ano de cultura da paz.


Ainda falando sobre mulheres, Marilena anunciou a capacitação delas para atuarem na construção civil. A ideia é de que 30% das construções públicas e de iniciativas privadas possam aproveitar a mão de obra feminina. “A mulher está crescendo pelo saber, pois está se capacitando. É uma evolução cidadã”, afirmou.

Agenda

Nesta quarta-feira (11), Marilena continua com sua agenda cumprindo diversas ações do plano de ação. As atividades iniciam com as visitas na Usina Termelétrica do Norte Fluminense (UTE), às 10h, e Petrobras, às 14h, parceiras em projetos desenvolvidos pela prefeitura. Já às 19h30, a prefeita participará da posse do diretor geral do campus Macaé do Instituto Federal
de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), professor Paulo Rogério Nogueira de Souza. Nesta quinta-feira (12), haverá às 10h, uma reunião sobre a Ocupação Social com o Gabinete de Gestão Integrada (GGIM), e a Câmara Permanente de Gestão (CPG). Às 14h sobre as obras nas Escolas e Aproveitamento das mulheres do Programa Macaé mais Feliz (Pereirão) –Secretaria de Educação e Secretaria de Obras. Na sexta-feira (13), será realizada, às 14h, a abertura do cadastramento para 350 pescadores – Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico e Subsecretaria de Pesca.