Meio ambiente constata crime ambiental na região serrana de Macaé

15/05/2009 14:25:29 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Divulgação

chegaram até o local depois de receberem denúncia de desmatamento na região

Equipe de fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semaurb), em parceria com o Batalhão Florestal da Polícia Militar e a Gerência de Meio Ambiente da Guarda Municipal, flagraram nesta quinta-feira (14) vestígios de crime ambiental no Pico do Frade, região serrana de Macaé. As equipes chegaram até o local depois de receberem denúncia de desmatamento na região.

No Pico do Frade, a mais de 1500 metros de altitude, a equipe formada por 20 homens que subiu uma trilha de difícil acesso encontrou todas as características de crimes ambientais - um grande desmatamento e um acampamento montado para a caça ilegal e beneficiamento do palmito – protegido por legislação para não ser retirado das matas por estar em extinção.

- Assim que chegamos à parte mais alta daquela região, encontramos uma área de mais de três hectares desmatada e no acampamento, apetrechos utilizados para caça ilegal. Constatamos que o acampamento estaria servindo de ponto de apoio da extração e beneficiamento do palmito, disse o coordenador da fiscalização da Semaurb, Ronaldo Lima, completando que durante o percurso os fiscais constataram também cortes irregulares de árvores centenárias e algumas queimadas.

Segundo relato do cabo André Fonseca, da BPM Florestal, no acampamento de lona havia vários utensílios utilizados pelos criminosos para a caça ilegal e para o beneficiamento do palmito como panelas, além de roupas, armas e chumbo. Quanto à queimada, ele disse que pode ter sido provocada pelo manejo inadequado do fogo.

No local, a fiscalização não encontrou os responsáveis, mas, por sua experiência nesse tipo de trabalho, constatou através de vestígios que os criminosos recentemente tinham deixado o acampamento. Depois disso, apreenderem os utensílios e apetrechos de caça.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Maxwell Vaz, que participou da fiscalização no Pico do Frade, a caça ilegal e a extração e beneficiamento do palmito são crimes ambientais passiveis de apreensão, multa e prisão dos infratores. Ele informou que o local continuará a ser fiscalizado e adiantou sua intenção de monitorar toda a mata atlântica por satélite. “Vamos buscar a implantação de um monitoramento da Mata Atlântica via satélite para podermos acompanhar as irregularidades como as queimadas e os desmatamentos”, disse.

No percurso de volta, ele agradeceu o empenho de toda a equipe para escalar o pico no combate ao abuso e crime ambiental. “O desafio foi grande, pois empreendemos muito esforço físico, mas cumprimos nosso objetivo”, pontuou.

Pico do Frade – O pico é um símbolo e um cartão postal de toda região serrana de Macaé. É constituído de duas grandes rochas, uma maior denominada Pedra do Frade e outra menor, localizada em seu lado norte, denominada por seus desbravadores como Pedra do Paulo. A região do pé do pico é coberta por densa floresta tropical adulta, apresentando em seu interior além de bela e variada flora, um grande número de animais selvagens. Por causa de sua grande altitude, o Pico do Frade é avistado em vários pontos da região norte do Estado. Seu acesso não é muito fácil, sendo feito através da localidade de Crubixais. Por isso, o atrativo é principalmente de interesse dos alpinistas e deve sempre ser feito com guias especializados em escaladas, para o acesso ao seu ponto mais alto.