Meio Ambiente devolve animais à natureza

15/01/2010 14:41:30 - Jornalista: Lourdes Acosta

Um atobá adulto, uma tartaruga marinha e uma fragata resgatados pela Guarda Ambiental foram devolvidos para a natureza, na tarde desta quinta-feira (12). O biólogo da secretaria de Meio Ambiente, Alexandre Bezerra conta que depois de tratados adequadamente, os animais foram soltos com sucesso.

- Quando foi encontrado na praia Campista, o atobá estava bastante debilitado. Fizemos hidratação, alimentação e repouso e só depois de nove dias de tratamento é que o soltamos na praia do Forte Marechal Hermes. Foi um sucesso a volta do atobá para o seu habitat, comemorou o biólogo.

Quanto à tartaruga marinha do tipo Caretta, ele informou que depois de avaliada ela também foi solta na praia. Ele pediu a participação da comunidade para quando encontrar um animal e principalmente se ele estiver na lista de espécies em extinção, encaminhar para a secretaria de Meio Ambiente, situada na Rua da Igualdade, 537 ou ligue para o número (22) 2762-4802, informando o setor de Fauna.

Já a fragata, encontrada no Colégio Castelo, fez um tratamento de 10 dias com alimentação adequada. É uma fêmea (fregata magnificens), também conhecida como fragata comum, mede um metro de comprimento e mais de dois de envergadura, e pesa apenas 1,5 kg. É uma ave com maior superfície de asa por unidade de peso. O biólogo explicou que geralmente o macho é preto e distingue-se por um saco gular vermelho e a fêmea é menor, tem cabeça anegrada e peito branco. Os juvenis têm cabeça branca.

Bugio – Outro animal que foi entregue à natureza pelo setor de Fauna, nesta quinta-feira (15), foi um jovem macaco da espécie bugio (Alouatta guariba) que habita a Mata Atlântica. Ele foi solto na Serra de Macaé que possui as características do seu habitat natural.

O secretário de Meio Ambiente, Maxwell Vaz, lembrou que em quase todos os casos de resgate da fauna a secretaria tem contado com o apoio da população e a parceria da Guarda Ambiental, Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos, Colônia dos Pescadores, Forte Marechal Hermes, Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e Petrobras.