Meio Ambiente prepara Dia de Conscientização do Pontal

16/03/2009 11:25:12 - Jornalista: Lourdes Acosta

A água e o lixo. São os principais temas tratados na XI edição do Dia de Conscientização do Pontal, que se inicia na semana Água (22 a 28/03) e culmina no dia Mundial do Meio Ambiente. O projeto da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo e da Agenda 21 de Macaé será realizado, este ano, com o apoio da Petrobras, através do projeto Mosaico.

Os preparativos para o Dia de Conscientização do Pontal – programa de educação ambiental do projeto Conhecer para Preservar da Secretaria de Meio Ambiente, que está completando 11 anos, tiveram início esta semana com uma reunião de sensibilização dos diversos parceiros para definição da formatação da programação deste ano, na sede da Agenda 21. O evento terá a participação da Secretaria de Educação, além de parceria com diversos outros órgãos.

O Dia de Conscientização do Pontal tem como principal objetivo ampliar a discussão sobre os dois temas, contribuindo no processo de conscientização da população ribeirinha e de toda a cidade. Durante sua realização os promotores apresentam a dinâmica do Rio Macaé e as agressões constatadas na foz do rio, para grupos organizados, principalmente estudantes e professores de escolas das comunidades `ribeirinhas`, envolvidos nos bairros Barra, Nova Holanda, Malvinas, Aeroporto e Botafogo, além de outros Grupos relacionados com esta questão.

- Nos últimos anos em que realizamos o projeto constatamos a diminuição do lixo doméstico que tem aportado na beira-mar, contribuindo, principalmente, na melhoria da qualidade ambiental da Praia da Barra. Nós buscamos diversos parceiros nas discussões sobre a bacia hidrográfica do Rio Macaé, visando também a melhoria das comunidades envolvidas, informou o coordenador do projeto, Paulo Barcellos.

Segundo ele, através do CEAC – Centro de Educação Comunitária, considerado o braço executivo da Agenda 21, serão executadas várias etapas, dentre elas a comemoração do mês da água, do Dia Mundial do Meio Ambiente, apresentação da dinâmica do Rio Macaé e as agressões sofridas por este ecossistema, a realização de mutirão de limpeza no Pontal, gincana ambiental, eleição da logomarca do evento deste ano e dos quadrinhos do “Barrinha e sua turma” para a cartilha do “XI Dia” e a integração da Escola de Pescadores de Macaé nas atividades voltadas para melhoria da qualidade ambiental do Município.

Na semana da água estão previstas a sensibilização de grupos comunitários, dos diretores das escolas envolvidas e uma expedição ecológica. De março a junho, serão realizadas as atividades de educação ambiental com os grupos participantes. Em abril, está prevista a apresentação das manifestações culturais. Todas as atividades desencadeadas até o mês de junho serão divulgadas para que as escolas envolvidas possam participar.