'Mentes e Ação': inscrições abertas para filme e debate do projeto

07/06/2019 10:41:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: João Barreto

Exibição será no auditório da Cidade Universitária

Com temas atuais do cotidiano sobre solidão, relações afetivas mediadas pelo computador, medos, tristezas e fobias, o projeto Mentes em Ação – Saúde Mental e Cinema exibirá o filme “Medianeras – Buenos Aires na era do amor virtual”, na próxima segunda-feira (10), das 17h30 às 21h30, no auditório Claudio Ulpiano, bloco A, da Cidade Universitária. A entrada é franca e as inscrições, também gratuitas, estão abertas no site do Centro de Formação Carolina Garcia (CFCG), da prefeitura: formacaomacae.wixsite.com ou podem ser feitas pelo e-mail cinemaedebate@macae.ufrj.br.

O filme, dirigido por Gustavo Taretto, mostra um homem que passa grande parte da vida na frente do computador, onde conhece a sua vizinha, e a história deles com a cidade em que vivem. Ele sofre de depressão e ela também está sozinha e desiludida com a vida moderna. Os dois moram na grande capital Buenos Aires, na Argentina, que cresceu muito rápido para a vida que eles levam.

Em seguida, haverá o debate mediado pelos professores Joel Tavares Rodrigues e Karla Santacruz junto com Maria Carolina Faria da Costa e Maria Luísa Santos de Castro. São quatro horas de duração com emissão de certificado aos participantes. O projeto destina-se aos profissionais da Educação, Saúde e pessoas da comunidade em geral interessados pela área da saúde mental.

“Mentes em Ação” acontece uma vez por mês e, este ano, já debateu outros três filmes: “O Extraordinário”, em março, falando sobre a escola que pode ser espaço de integração, mas também se constituir em local de humilhação e intolerância; “Precisamos Falar sobre Kevin”, em abril, sobre diagnósticos complexos, como o transtorno de comportamento e de personalidade antissocial; e “Amor”, em maio, retratando o envelhecimento, a morte, a eutanásia e, naturalmente, o amor.

O projeto é da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), implementado em parceria com o CFCG, vinculado à Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional, da Secretaria Municipal de Educação. Nasceu para debater com profissionais e a sociedade temas polêmicos que fazem parte do cotidiano das pessoas.

A Cidade Universitária está localizada à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Bairro Granja dos Cavaleiros.