Mentes em ação debate filme sobre o uso das drogas

06/09/2018 15:58:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Divulgação

Exibição de filme, seguida por debate, será na Cidade Universitária, na segunda

“Eu, Christiane F., 13 anos, drogada, prostituída...” é o filme que servirá como mobilizador do próximo encontro do projeto Mentes em Ação – Cinema e Debate, que será exibido no Auditório Claudio Ulpiano, Bloco A, da Cidade Universitária, na segunda-feira (10), às 17h30. A entrada é franca, mas, para garantir a vaga, os interessados devem se inscrever no site do Centro de Formação Carolina Garcia (CFCG) ou pelo e-mail cinemaedebate@macae.ufrj.br.

O debate começa logo após o filme sendo quatro horas, no total, envolvendo o público nas discussões sobre os quadros de dependências, o uso de drogas e o abuso de substâncias em geral. O projeto é destinado a profissionais da saúde e educação, mas a comunidade interessada no tema pode participar.

O projeto discutirá, desta vez, o relato real vivido na tela, na Alemanha dos anos 70, de uma adolescente perdida no vício da heroína, mostrando os caminhos dessa vida que nem sempre tem volta. A discussão abordará os fatores que levam os jovens a esse mundo tão atual e mais intenso neste século 21. Com base nessa história, retratada pelos autores do filme, Kai Hermann e Horst Rieck, os debatedores – professor e psiquiatra Joelson Tavares Rodrigues, Maria Luísa Castro e Maria Carolina Costa - pretendem mostrar que sempre há esperança para mudar.

O projeto Mentes em Ação é implementado através do Centro de Formação Carolina Garcia (CFCG), vinculado à Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional, da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O projeto nasceu para debater com profissionais e a sociedade temas polêmicos que fazem parte do cotidiano das pessoas.

A Cidade Universitária está localizada à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Bairro Granja dos Cavaleiros.