Mercado Municipal: o passado como referência para o futuro

17/06/2010 15:04:45 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Robson Maia

A Prefeitura de Macaé já tem um projeto para a reforma estruturante do Mercado Municipal de Peixes

Dar o devido valor àquilo que foi no passado a principal fonte da economia local, servindo como referência arquitetônica, cultural e turística para o município no futuro. Esse foi o objetivo principal da visita do secretário de Governo e Planejamento, André Braga, e do urbanista Jaime Lerner ao Mercado Municipal de Peixe nesta manhã de quinta-feira (17). Localizado no centro, o mercado funciona na cidade desde 1924. O subsecretário de Pesca, José Carlos Bento, também participou da visita.

- Nossa intenção é fazer do local não só um marco arquitetônico, mas também uma referência econômica, cultural e turística para Macaé, beneficiando os trabalhadores do setor pesqueiro, a população que adquire o pescado aqui e também ao turista que visita nossa cidade. Esse é um espaço fabuloso, muito bem localizado e a ideia é ter o Mercado Municipal como marca para a cidade, englobando também o Corredor Cultural Benedito Lacerda que fica ao lado -, observou André Braga.

A Prefeitura de Macaé já tem um projeto para a reforma estruturante do Mercado Municipal de Peixes que prevê a implantação de três balanças computadorizadas (já adquiridas), a implantação de um galpão pré-moldado e um novo telhado na parte externa. “Estamos finalizando o processo de informatização dessas balanças, juntamente com a secretaria de Ciência e Tecnologia, que vão garantir o acompanhamento estatístico de todo o pescado que chega e sai do mercado, além disso estamos visitando outros municípios para trazer exemplos bem sucedidos para agregar ao projeto. Na reforma também está prevista a construção de três aquários (um no centro do mercado e dois nas extremidades do mercado) que contemplam cada ecossistema presente no município: mar, rio e lagoa”, explicou o subsecretário de Pesca.

Para o urbanista Jaime Lerner, que estava acompanhado da arquiteta da sua equipe, Valéria Bechara, Macaé tem mais possibilidades que a cidade de Curitiba, que ele conseguiu transformar em cidade referência.

- Se conseguimos tornar Curitiba, que não tem um mar como esse, em uma cidade referência porque não Macaé que tem ilhas, praia e petróleo? A nossa participação visa provocar ideias com os arquitetos daqui, lideranças locais e população para a melhoria da cidade. Ninguém realiza um projeto individual. É um conjunto de ideias que a gente ajuda a acontecer. A intenção é fazer uma grande parceria com as pessoas da cidade. Estou impressionado com esta cidade que possui muitos atrativos. O Mercado Municipal, por exemplo, poderia ser uma grande atração para a região tanto para a atividade pesqueira como para a população que poderá desfrutar dessa paisagem -, disse Lerner.

O projeto “Planejando Macaé” foi lançado quarta-feira (16) pelo prefeito Riverton Mussi e o secretário de Governo e Planejamento, André Braga, durante evento no Clube Cidade do Sol. No evento, foi firmado o contrato com o urbanista Jaime Lerner, único brasileiro a aparecer na lista dos 25 pensadores mais influentes do mundo segundo a revista “Time”.

De acordo com Riverton Mussi, o objetivo do projeto é agregar o presente e o futuro do município, que deve estar estruturalmente e bem preparado para receber novos investimentos, tanto do ponto de vista do planejamento urbano, quanto da promoção social do cidadão. O desenvolvimento humanizado, os novos desafios de planejamento urbano com as descobertas do pré-sal e a estruturação do município em setores como mobilidade urbana e sustentabilidade são alguns destaques do projeto “Planejando Macaé”.

Na primeira semana de julho, a equipe de Jaime Lerner vem a Macaé para iniciar o trabalhar de discussão do projeto. "Voltaremos com uma equipe maior para fazermos reuniões com a equipe da prefeitura e ouvir também lideranças e população para o desenvolvimento do projeto”, informou Valéria Bechara.

Os subsecretários de Governo, Fernando Amorim e de Comunicação Social, Fernando Marcelo Tavares, participaram da visita.


Fotos Relacionadas