Metrô Macaé cada vez mais perto dos trilhos

04/12/2009 16:24:25 - Jornalista: Assessoria Mobilidade Urbana

Foto: Arquivo Secom

Modelo de Macaé será o mesmo do chamado Trem do Cariri

As ações para implantação do Metrô Macaé já encontram-se em fase adiantada. Feitos os estudos para adaptação à realidade do município, o Metrô do Cariri é o modelo que o município adotou, após visita, em março deste ano, da comitiva integrada pelo prefeito Riverton Mussi e do secretário municipal de Mobilidade Urbana, Jorjão Siqueira, àquela região, localizada no Ceará.

Ao inaugurar o metrô do Cariri essa semana, o governador do Ceará, Cid Gomes, citou Macaé como uma das cidades que também vem trabalhando para a adoção desse sistema de transporte. “Macaé é uma das cidades brasileiras interessadas em implantar uma operação semelhante ao metrô do Cariri, sem dúvida, esse modal oferece carros modernos, com ar condicionado e qualidade a quem mais precisa”, disse o governador.

Enquanto o metrô do Cariri tem a extensão de 13,6 quilômetros, e liga os municípios de Crato a Juazeiro do Norte, o de Macaé vai ligar Imboassica ao bairro Lagomar, extremos da cidade. O secretário Jorjão Siqueira explica que o transporte viário atende, atualmente, 120 mil passageiros/dia e algumas vias da cidade estão próximas da saturação, como a rodovia Amaral Peixoto, no trecho Imboassica/Praia Campista.

- Estamos realizando estudos que compreendem inclusive a remodelagem de linhas a fim de apresentarmos melhorias ao transporte de público. O metrô chega para somar e aliviar o tráfego viário, com um percurso de 23 quilômetros, passando por dez estações, que vão absorver usuários de 14 bairros, numa região com 135 mil habitantes, observou Jorjão Siqueira.

Projeto já teve lei aprovada

Dando continuidade aos processos de implantação do Metro Macaé, o prefeito Riverton Mussi assinou a Lei 3.313/2009, publicada no fim de novembro, autorizando a adoção de todas as providências necessárias para a concretização do projeto.

Um grupo técnico de trabalho com representantes da secretaria de Mobilidade Urbana, Procuradoria, Secretaria de Estado de Transporte/Central (Setrans), Ferrovia Centro Atlântico (FCA), Gabinetes de Gestão Permanente e de Gestão Integrada, realizam encontros periódicos cumprindo um plano de ações de acordo com o calendário de inauguração previsto para 2011.

No encontro de novembro, os estudos foram focados na viabilidade do aproveitamento dos imóveis próximos a estação central, com medições da área e verificação estrutural. O resultado da avaliação será apresentado em uma reunião que acontecerá na próxima quinta-feira (10).

O projeto Metrô Macaé é uma iniciativa do governo municipal e conta com a parceria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Governo do Estado do Rio de Janeiro e FCA que assinaram em julho deste ano um contrato com as diretrizes de operação do VLT (veículo leve sobre trilho).