Metrô Macaé: início de operação pode ser antecipado

31/07/2009 14:27:19 - Jornalista: Simone Noronha

Foto: Luiz Bispo

Com contrato operacional já assinado, Macaé é pioneira no interior do estado na implantação do Metrô

Com o contrato operacional assinado na noite desta quinta-feira (30), o Metrô Macaé pode ter a sua data de início de funcionamento antecipada. Esta é a meta do prefeito Riverton Mussi, que estuda a possibilidade de fazer com que os trens já estejam circulando na cidade até o início de 2011 – daqui a no máximo um ano e meio. Pelo projeto original, a previsão é de que o Metrô comece a funcionar em 2012. Ao todo, são 23 quilômetros de linha, que vão passar por 18 bairros da cidade.

- Vamos tentar antecipar a chegada dos trens. Junto com o problema dos alagamentos e saneamento, o transporte é a nossa total prioridade. Vamos fazer de tudo para acelerar este processo. Quando assumi o governo, cheguei a ser a favor da retirada da linha férrea, mas hoje vejo que o transporte pelo veículo leve sobre trilhos (VLT) – o Metrô de superfície - é a solução para o nosso município, afirmou o prefeito.

Riverton lembrou que a área da antiga RFFSA, que iria a leilão, foi repassada para a prefeitura, que vai abrir uma nova rua ligando a Alfredo Backer à Silva Jardim, facilitando o acesso à antiga estação do Miramar. Além disso, no local também será montado o Museu do Ferroviário o- uma antiga Maria Fumaça já está reservada para fazer parte do acervo, em um acordo com a prefeitura de Conceição de Macabu.

O contrato operacional foi assinado em clima de festa na antiga estação ferroviária do bairro Miramar, que passou por reforma pela Secretaria de Serviços Públicos. O projeto é fruto de cinco meses de trabalho da equipe da Secretaria de Mobilidade Urbana, junto ao Governo do Estado, Ferrovia Centro Atlântico (FCA) e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Durante a assinatura do contrato, o secretário de Mobilidade Urbana, Jorge Tavares Siqueira, fez a apresentação do projeto.

- Hoje, o sistema de transporte de Macaé atende a cerca de 100 mil passageiros por dia. Temos na cidade 70 mil veículos emplacados no município e 24 mil carros de outras cidades. Só que a nossa cidade não comporta mais tanto movimento. Daí surgiu a idéia do Metrô de superfície, veículo que vai substituir por hora o equivalente a 8,25 ônibus, explicou Jorjão, que agradeceu a todos os envolvidos pelo sucesso do projeto.

Os 23 quilômetros de linha férrea vão ligar os dois extremos da cidade – Imboassica e Lagomar – passando por oito estações. Inicialmente, serão usados trens com três composições, cada uma com capacidade para 330 passageiros. São veículos modernos, com ar condicionado e movidos a diesel, no mesmo molde dos trens usados no Metrô do Cariri, no Ceará. Inicialmente, o sistema será operado pela Central, empresa que faz o mesmo serviço no Rio de Janeiro.

A vice-prefeita Marilena Garcia lembrou que a vida de Macaé está ligada à ferrovia. “Lembro quantas vezes vi cenas de despedidas nos antigos trens da RFFSA. Eles fazem parte da nossa história, e hoje estou muito feliz em ver que esta história está sendo reescrita”, ressaltou. Marilena lembrou que a assinatura do contrato é o resultado de um trabalho de uma equipe competente e dedicada. “È mais um desafio rompido pelo nosso governo”, afirmou.

Projeto pioneiro no interior do estado

O diretor da ANTT, Mário Rodrigues, destacou que a iniciativa da prefeitura de Macaé deve servir de exemplo para outras cidades. “É um projeto inteligente, seguro e muito eficiente. Macaé está de parabéns por esta iniciativa, pioneira no interior do estado do Rio”, afirmou.

O secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, destacou que o Metrô vai servir não só como solução para o transporte, mas também para revitalizar o município ao longo da linha férrea.

- O projeto prevê urbanização nas oito estações, com praças e áreas de lazer, trazendo vida e alegria para as comunidades. Os trilhos que começamos a recuperar hoje vão ajudar a trazer um futuro diferente para Macaé, disse o secretário.

A diretora de Desenvolvimento de Negócios da FCA, Silvana Alcântara de Oliveira, ressaltou que a empresa se sentir orgulhosa ser parceira do projeto. “Além do transporte de passageiros, a linha vai poder ser usada também para transporte de cargas, em horários diferenciados”, explicou.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Luiz Fernando Pessanha lembrou dos desafios que Macaé representa a cada dia para a administração pública. “É um município que cresce de uma maneira impressionante, e a prefeitura tem que acompanhar este crescimento no mesmo ritmo. A implantação do Metrô vai desafogar todo o transporte da cidade, trazendo modernidade para o município”, afirmou.

Durante a solenidade, foi feita homenagem ao presidente do Sindicato dos Ferroviários, Osmar Carvalho. Na festa, atores deram um clima antigo à estação, caracterizados com roupas de época. Além da comunidade, participaram do evento vereadores e secretários municipais.