Microempresa adere à campanha de resíduos da prefeitura

28/12/2009 14:06:22 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Ana Chaffin

Campanha prossegue na Praça Washington Luiz

Mais uma instituição aderiu à campanha de coleta de resíduos tecnológicos, pilhas e baterias que está sendo executada na Praça Washington Luiz, pela prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente (Semma). Trata-se da Codimar, uma microempresa do ramo de montagens e construção civil, que levou para o Posto de Entrega Voluntária (Pev) dezenas de aparelhos de informática.

A empresa, que trabalha com calderaria, jato abrasivo, pintura industrial e locações, armazenava as peças de microinformática há muito tempo nas suas dependências sem saber onde dar um destino final aos resíduos tecnológicos.

- Soube pela imprensa que a prefeitura estava realizando essa campanha e achei legal. Nós tínhamos esse material obsoleto há quase 10 anos, sem saber para onde levá-los. Se todos fizessem a sua parte o nosso meio ambiente não ficaria comprometido – disse o sócio-gerente da Codimar, René Lamperein, completando que muitas pequenas empresas têm dificuldade em descartar esse tipo de resíduo e acabam estocando para não lançar na natureza.

Segundo Lamperein, essa iniciativa deveria ser continuada para dar oportunidade às pessoas e às microempresas de não acumular esse tipo de lixo eletrônico, agindo com responsabilidade socioambiental. Além da microempresa, a secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia entregou dezenas de peças de computadores inservíveis.

Prorrogação – Lançada no último dia 14, a primeira campanha de coleta dos resíduos tecnológicos, pilhas e baterias do município, que visa reduzir os impactos ambientais e estabelecer uma gestão de resíduos, buscando novas formas de intervenção para esse tipo de lixo eletrônico, foi prorrogada até o próximo dia oito.

- Pelo projeto inicial estaríamos encerrando a campanha no último dia 28, mas surpreendentemente as pessoas colaboraram e trouxeram para a praça seus equipamentos tecnológicos em desuso. Além disso, tivemos a sinalização positiva do nosso prefeito Riverton Mussi para que continuássemos com a campanha – disse o secretário de Meio Ambiente, Maxwell Vaz.

Toneladas – Já ultrapassam de três toneladas o peso dos equipamentos entregues no PEV – Posto de Entrega Voluntária, composto de dois containers e um depósito para pilhas e baterias, montado na Praça Washington Luíz. Dentre eles estão rádios, televisores, telefones celulares, eletrodomésticos, microinformática, vídeos, filmadoras, ferramentas elétricas, DVDS, brinquedos eletrônicos, pilhas e baterias.

De acordo com o projeto da Semma, os equipamentos têm destino certo e serão encaminhados para reaproveitamento em indústrias especializadas, que eliminam os resíduos e geram novos produtos. Essas indústrias especializadas cooperam com o meio ambiente, quando reprocessam e dão destinação final aos resíduos e ainda, produzem óxidos e sais metálicos.