Ministério da Educação elogia ações de Macaé em encontro nacional

17/03/2009 16:11:03 - Jornalista: Waleska Freire

Foto: Divulgação

Secretária recebeu de André Lázaro um lap top

A prefeitura de Macaé está participando do Encontro Nacional dos Secretários Municipais de Educação, promovido pelo Ministério da Educação no Rio de Janeiro. Na abertura, realizada na noite desta segunda-feira (16), o secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação, André Lázaro, elogiou as dez metas da educação de Macaé para 2009, principalmente a valorização dos professores alfabetizadores e a pós graduação e extensão em Alfabetização que está sendo oferecida para os professores da rede.

- O governo federal orienta os secretários de educação a priorizarem a alfabetização das crianças até oito anos e a alfabetização dos jovens e adultos. É muito bom saber que Macaé está adotando as políticas educacionais de acordo com as metas do Ministério da Educação. É uma parceria importante, que representa a união de esforços dos governos para mudar o quadro da educação. Uma das nossas metas é formar 90 mil alfabetizadores e coordenadores de turma no país e atender 2,2 milhões de alfabetizandos, disse André Lázaro.

Para facilitar o acesso aos conteúdos e programas de educação básica, cada secretário recebeu no ato do credenciamento um computador portátil doado pelo MEC à prefeitura para uso do gestor que estiver ocupando o cargo da Secretaria de Educação. O equipamento tem Internet banda larga e todas as ações da educação básica no portal de políticas educacionais do MEC.

A secretária municipal de educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, recebeu o lap top e está participando do evento, que nesta terça-feira (17), contou com palestra da diretora de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania do Ministério da Educação, Jaqueline Moll.

- O portal de políticas educacionais do MEC contém informações fundamentais para basear as políticas municipais. Estive com os companheiros André Lázaro e Jaqueline Moll em Brasília durante a semana do Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas em fevereiro, quando conversamos sobre o programa Mais Educação e o Plano de Ações Articuladas (PAR). O governo Riverton Mussi tem priorizado a qualidade da educação e desenvolvido ações que condizem com as metas do Ministério, disse Marilena Garcia.

O encontro prossegue até sexta-feira (20) e está reunindo 92 secretários de educação dos municípios do estado do Rio de Janeiro e 78 do estado do Espírito Santo. A programação do evento inclui 11 reuniões de trabalho que visam informar sobre os programas do ministério e tirar dúvidas sobre as ações educacionais desenvolvidas pelo governo federal em parceria com os municípios. O evento conta com o apoio da União Nacional dos Dirigentes dos Municipais de Educação (Undime).

Nos cinco dias de atividades os secretários municipais estarão conhecendo os programas e projetos que dizem respeito à parceria do Ministério com as prefeituras. Nesse conjunto de ações está à merenda, o transporte escolar, o livro didático, a biblioteca na escola, a formação dos professores, os laboratórios de informática, computadores e banda larga nas escolas, alfabetização de jovens e adultos, censo escolar, Prova Brasil e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O ponto de partida dos programas é o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), lançado em abril de 2007. O PDE deu origem ao Plano de Ação Articulada (PAR), que é um diagnóstico com planejamento feito pela prefeitura de 2007 a 2011.