Ministra: “Não são muitos prefeitos que têm a visão de Riverton”

07/08/2009 19:37:49 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Robson Maia

Prefeito recebe uma flor de uma criança moradora do Condomínio: projeto é direcionado para mulheres chefes de família

“Não são muitos prefeitos que têm a visão de Riverton. Em todo momento que ele fala de educação, ele fala de investimento, e não de gasto”. Com essas palavras e durante o lançamento do “Núcleo de Estudos em Políticas Públicas Perspectiva de Gênero: Formação e Capacitação”, a ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéia Freire, elogiou o projeto do prefeito Riverton Mussi para a educação em Macaé.

- Vemos um governo municipal comprometido com a educação e com as políticas para mulheres – acrescentou a ministra. O lançamento do Núcleo, na Cidade Universitária, foi o terceiro compromisso da ministra na cidade. Ela foi recepcionada no gabinete do prefeito e participou do início da reforma e ampliação das novas instalações da subsecretaria de Políticas para as Mulheres, ao lado da Delegacia Legal, em comemoração aos três anos da Lei Maria da Penha, que coíbe a violência contra a mulher.

Ao lado da vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia, Riverton detalhou alguns projetos de educação para o município, como a implantação do colégio de aplicação, na Praia Campista, dentro do Parque da Cidade. “Queremos implantar uma escola de aplicação para ser referencia para o país”, prosperou.

O prefeito lembrou que quando assumiu o governo, em 2005, cerca de cem alunos pagavam mensalidade para estudar na Faculdade Municipal Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS). “Hoje temos mais de 800 alunos estudando gratuitamente na faculdade. Era um sonho que tornamos realidade, assim como a Cidade Universitária, onde já iniciamos a obra de ampliação”, detalhou.

Riverton lembrou que começa neste mês os cursos de Medicina, Nutrição e Enfermagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Os cursos vão somar às graduações já existentes da UFRJ – Biologia, Farmácia e Química –, da Universidade Federal Fluminense (UFF) – Administração, Ciências Contábeis e Direito – e da FeMASS – Administração, Engenharia de Produção e Sistemas de Informação.

- Além disso, conversamos com o governador Sérgio Cabral para a implantação do curso de engenharia da Uenf em Macaé com a ampliação do Laboratório de Engenharia e Exploração de Petróleo, o Lenep – disse, citando também que a prefeitura adquiriu uma área no Lagomar para a UFRJ implantar extensões na graduação de Oceanografia, que também será implantada em Macaé.

Crianças do “Morada das Rosas” recebem
prefeito e ministra com Hino de Macaé

Após o lançamento do “Núcleo de Estudos em Políticas Públicas”, o prefeito Riverton Mussi, a vice-prefeita Marilena Garcia, a ministra Nilcéia e a subsecretária de Políticas para as Mulheres, Vânia Deveza visitaram o condomínio Morada das Rosas, o primeiro condomínio do país para mulheres chefes de família. Eles foram recepcionados por crianças do condomínio, que cantaram o hino de Macaé e entregaram rosas.

- Esse projeto é uma semente do programa de habitação do município, por isso é importante que todos os moradores se envolvam na cuidado e manutenção do condomínio – afirmou a vice-prefeita. A moradora Célia Maria, de 37 anos, opinou que o Morada das Rosas, construído pela prefeitura para mulheres chefes de família, dá dignidade e autonomia para as mulheres. “Aqui é um lugar bonito e tranquilo para cuidar dos meus filhos”, observou.

A ministra aprovou o projeto habitacional e voltou a elogiar a postura da prefeitura nas políticas públicas para as mulheres. O condomínio possui prédios com dois pavimentos, cada um com quatro unidades habitacionais. Cada apartamento possui sala, dois quartos, cozinha, banheiro e área de serviço. O condomínio fica no bairro Ajuda de Baixo, perto dos 256 apartamentos do Programa de Arrendamento Residencial (PAR); e do Condomínio Cidadão, que beneficia 307 famílias com casas populares.