Ministro da Integração Racial visita Macaé

04/07/2008 17:36:35 - Jornalista: Catarina Brust

O ministro da secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Edson Santos esteve Macaé nesta sexta-feira (4), onde se encontrou com o secretário especial de Desenvolvimento Sustentável, Juvêncio Papes, com coordenador de promoção de políticas da Igualdade Racial da secretaria Especial de Esporte, Cultura e Turismo, Josias Amon e vereadores. O ministro chegou no Aeroporto de Macaé por volta das 13h e almoçou na cidade.

- Isso reflete a união entre o governo Federal e municipal, que possibilitou importantes políticas públicas para Macaé, de enorme cunho social. Por meio do ministro Edson Santos, o governo Federal implementou vários projetos em diversas áreas, como na educação, saúde, entre outros. Macaé também espera usufruir dessas políticas, avaliou Juvêncio Papes.

O ministro lembrou que sua visita a Macaé era de cortesia.

- Nunca estive no município e vim conhecer a cidade. Vamos iniciar conversa sobre a promoção de políticas públicas na área da igualdade racial, estabelecendo ações em conjunto com a Seppir para otimizar ações para o município de Macaé, informou Edson Santos.

Macaé pela primeira vez possuiu uma coordenadora nessa área implantando projetos na área de Igualdade Racial. “A Coordenadoria do Macaé Cidadão está realizando o mapeamento dos terreiros de umbanda em Macaé. A partir daí iremos traçar planos de trabalhos para aplicar mais a lei 10.639, que obriga o ensino da história da África na rede escolar, o que não é realizado por muitos colégios”, explicou Josias Amon.

Depois de Macaé, o ministro seguiu para o município de Quissamã, onde participa da solenidade de inauguração do Conjunto Arquitetônico da Fazenda Machadinha.

Seppir - A Seppir utiliza como referência política o programa Brasil sem Racismo, que abrange a implementação de políticas públicas nas áreas do trabalho, emprego e renda; cultura e comunicação; educação; saúde, terras de quilombos, mulheres negras, juventude, segurança e relações internacionais.

A secretaria foi criada pelo Governo Federal em 2003, com a missão de estabelecer iniciativas contra as desigualdades raciais no País, como promover a igualdade e a proteção dos direitos de indivíduos e grupos raciais e étnicos afetados pela discriminação e demais formas de intolerância, com ênfase na população negra; acompanhar e coordenar políticas de diferentes ministérios e outros órgãos do Governo Brasileiro para a promoção da igualdade racial; articular, promover e acompanhar a execução de diversos programas de cooperação com organismos públicos e privados, nacionais e internacionais; entre outros.