Mobilidade Urbana e TSU adiam mudanças no transporte de estudantes

20/04/2009 16:17:43 - Jornalista: Juliana Carvalho

O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Jorge Tavares Siqueira se reuniu nesta segunda-feira (20) com a Coordenação do Transporte Social Universitário (TSU). Durante o encontro foram acordados ajustes dos coletivos que atendem aos estudantes. A partir de 5 de maio, os ônibus terão como ponto único de saída o bairro Imbetiba.

A reunião discutiu, entre outros assuntos, a necessidade de mudança de ponto de ônibus dos estudantes devido ao fluxo intenso que contribui ainda mais para as retenções no centro da cidade. Após a conversa ficou acertado entre Mobilidade Urbana e TSU o estudo para que as alterações ocorram a partir do segundo semestre e não no próximo dia 22, como estava previsto. O novo local para saídas será definido entre Parque da Cidade e Linha Verde.

Para Jorge Tavares, o entendimento entre poder público e estudantes é fundamental para o alcance de melhorias sem que haja prejudicados.

- Desde o início das negociações, o TSU esteve presente representando os alunos e apresentando suas demandas. Precisamos realizar alterações que tirem da área central de Macaé o tráfego pesado de ônibus, a exemplo do universitário, que realiza o transporte diário de 2600 estudantes. Mas tudo será feito com participação e diálogo para que as medidas sejam tomadas em consenso, afirma.

A partir do dia 5 de maio os ônibus sairão da Imbetiba com destino direto às faculdades, sem realizar paradas no Centro. Segundo o coordenador do TSU, João Batista, o diálogo foi importante para o estabelecimento de soluções mútuas. “Vamos ter mais tempo de preparar os alunos para as alterações que irão acontecer, enquanto isso, a redução no número de paradas já traz alguma melhoria para o fluxo” destaca.

Estiveram presentes ainda durante a reunião o subsecretário de Transporte, Moisés Moreira, a Assessora de Planejamento e Estudos Especiais, Cláudia Márcia e integrantes do TSU, João Felipe Sena e Evandro Marques.