Mobilidade Urbana esclarece vereador sobre trânsito e transporte

10/09/2009 18:05:20 - Jornalista: Assessoria Mactran

Foto: Luiz Bispo

Reunião aconteceu esta semana

O secretário de Mobilidade Urbana, Jorjão Siqueira, recebeu nesta semana, na sede da secretaria, o vereador Danilo Funke. Durante o encontro foram discutidos assuntos relacionados ao trânsito e ao transporte de Macaé e acordado a realização, ainda este ano, do “1º Fórum Municipal de Mobilidade Urbana”.

O parlamentar abordou problemáticas que impactam na mobilidade de Macaé, sendo o transporte urbano, apontado por Danilo Funke como o principal deles, por não atender a grande demanda do município. Segundo Jorjão Siqueira, este tema tem sido tratado com prioridade pela secretaria que, para isso, vem desenvolvendo projetos como o Metrô Macaé e revisão de linhas e horários dos ônibus.

- Estamos somando esforços junto aos governos estadual e federal para implantação do metrô, além do estudo técnico que vem sendo realizado para reavaliarmos o cenário do transporte na cidade, por entendermos a necessidade de melhorias no setor -, afirma Jorjão, ressaltando que atualmente mais de 100 mil pessoas, por dia, utilizam o transporte coletivo.

A reunião teve ainda como saldo positivo a proposta de realização do “1º Fórum Municipal de Mobilidade Urbana” que busca trazer a população para junto das discussões que tratam da mobilidade no município, a fim de se alcançar boas práticas por meio da troca de experiência com especialistas na área e debates abertos ao público. “A participação popular é fundamental para que tenhamos soluções que beneficiem de fato o cidadão”, revela Danilo, parabenizando a iniciativa da secretaria.

De acordo com Jorjão, qualidade no trânsito e no transporte dependem de inúmeras variáveis entre eles, o envolvimento de organismos e o comprometimento do cidadão.

- É notório o importante papel do cidadão quando os assuntos são trânsito e transporte por ser beneficiário direto e por fazer a grande diferença quando a atuação é responsável e comprometida, em conformidade com a lei. O que desejamos e trabalhamos para que isso aconteça, é que cada pessoa seja responsável, comprometida, o que refletirá imediatamente na qualidade do trânsito e do transporte.

O secretário acrescentou: “Temos dificuldades quando o assunto é mobilidade pois nos deparamos dia a dia com carroças, mesas e cadeiras, entulhos de obras e muitas outras coisas nos locais destinados aos pedestres e veículos. Tudo isso somando aqui e acolá, reflete no bom funcionamento das engrenagens que são trânsito e transporte, gerando insatisfação coletiva. Acreditamos que há solução e que o cidadão tem de fazer parte do processo”.