Mobilidade Urbana implementa medidas no trânsito e transporte para a volta às aulas

01/02/2010 12:06:13 - Jornalista: Assessoria Mobilidade Urbana

Foto: Luiz Bispo

Início do período letivo traz milhares de pedestres às ruas

Aumento de número de linhas de ônibus (A 21 – Vila Moreira/Terminal Central – TC), A-81 (Cabiúnas/TC) e C-21 (Cehab/TC), aumento da fiscalização, palestras de educação no trânsito para estudantes dos três níveis, campanhas para pedestres e condutores de veículos em geral. Estas medidas foram planejadas pela Secretaria de Mobilidade Urbana/Mactran para a volta às aulas – algumas escolas já retornaram nesta segunda-feira (1).

O início do período letivo traz milhares de pedestres às ruas, principalmente crianças acompanhadas dos pais ou responsáveis, desde as creches, passando pelo nível fundamental, e nível médio, adolescentes que, geralmente, andam em grupos, e muitas das vezes, desatentos quanto à sinalização, conforme constatação da secretaria.

Somente em 2009, de acordo com dados do setor de Estatística da Mobilidade Urbana o número de vítimas entre pedestres e ciclistas somou 65. Deste total, cinco foram fatais, 15 graves e 35 leves e os envolvidos entre 1 e 17 anos correspondem a cerca de 20%. Por isso, o secretário de Mobilidade Urbana, Jorjão Siqueira, fala da responsabilidade dos condutores de veículos:

- O que queremos é a conscientização de todos os envolvidos, condutores e pedestres para o alcance de um trânsito mais seguro. Para isso contamos com a colaboração dos motoristas, que têm de redobrar o cuidado e diminuir a velocidade nas proximidades das escolas, com mais atenção nos horários de pico, que coincidem com a entrada e saída dos alunos. Os professores e os pais ou responsáveis pelos alunos também são nossos colaboradores nas recomendações quanto à atenção à sinalização do trânsito, ressaltou.

De acordo com o subsecretário de trânsito, Paulo Seady, haverá reforço na presença dos agentes que estarão nas ruas, auxiliando o ordenamento do trânsito e travessia de pedestres. Já o subsecretário de Transportes, Jorge de Jesus, informa que os fiscais de transporte vão acompanhar o fluxo de passageiros e o cumprimento dos horários dos ônibus, evitando assim longas esperas.

Melhorias no transporte continuam

A entrada em circulação de três novas linhas no sábado (30), com destino ao Terminal Central (TC), é outra novidade da subsecretaria de Transportes. A linha A-81 sairá de Cabiúnas para atender moradores do Lagomar, Engenho da Praia e bairros adjacentes, beneficiando estudantes e trabalhadores da região.

A linha A-21, que sairá de Vila Moreira, foi criada com foco na demanda de passageiros do Campo d’Oeste, Riviera, Novo Horizonte com destino ao Plaza Shopping, Cidade Universitária e firmas. A C-21 atenderá os moradores do Cehab e Barra de Macaé, com destino à Imbetiba (Petrobras), passando pela Costa do Sol. Não acontecerá baldeação no Terminal Central.

Além da reformulação das linhas, os alunos contarão com o sistema de bilhetagem eletrônica. Todos os estudantes beneficiados receberão um cartão no lugar do passe de papel. A medida evita o uso irregular do benefício e o desgaste na distribuição, uma vez que os créditos são recarregados automaticamente.