Mobilidade Urbana inicia operação com radar na Avenida Atlântica

14/12/2009 16:40:23 - Jornalista: Assessoria Mobilidade Urbana

Foto: Luiz Bispo

Objetivo é educar motoristas que não respeitam limites de velocidade

A secretaria de Mobilidade Urbana colocou em funcionamento na Avenida Atlântica, nesta segunda-feira (14), um radar estático de longo alcance e imagens com alta definição. Apoiado num tripé, o instrumento permite um remanejamento fácil para outro local, o que dá flexibilidade à operação de fiscalização no trânsito.

Segundo o secretário Jorjão Siqueira, o principal objetivo é educar os condutores de veículos na observância às normas de trânsito.

- O respeito à sinalização é fundamental para um trânsito seguro, e os limites de velocidade têm que ser obedecidos. Na Atlântica, há um histórico de alta velocidade, em desrespeito ao limite de 40 Km ali estabelecido, com registro de acidentes graves, afirma.

Ainda de acordo com Jorjão, após estudos apresentados pela secretaria ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), foi concedida pelo órgão a colocação de radares em algumas vias da cidade, como é o caso da Avenida Atlântica.

Para os inspetores Paulo Cesar e Paulo Botelho, operadores do radar, os condutores demonstram respeito por eles. “Ao constatarem a presença do equipamento, os condutores logo procuram se ajustar à velocidade máxima exigida”, observa Paulo Botelho.

Radares têm presença aprovada

Therezinha Miranda Pacheco, 80 anos, moradora na Atlântica há mais de 30 anos, fala do comportamento dos condutores de veículos no local.

- Moro na Atlântica há exatamente 33 anos, desde quando a avenida era de terra, e quase não havia movimento. Agora vemos constantemente os motoristas não respeitarem a sinalização. Gostei muito da medida da secretaria, porque muitos idosos atravessam esta pista, inclusive eu mesma, disse.

A diretora Marlene Henrique Mattos, da Escola Municipal de Educação Infantil Professora Therezinha Carvalho Moreira, localizada na Atlântica, também elogiou a operação.

- Tenho 110 crianças na escola, na faixa etária de três a cinco anos. Diretores, professores, funcionários e pais de alunos, todos vivemos assustados, porque e aqui já houve acidente com morte. Mas, hoje, quando vimos a viatura da Mactran, percebemos que a realidade começou a mudar de figura.
Só a presença dos agentes já impõe respeito, além do radar, é claro, afirmou.

A operação com os radares estáticos é realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em toda a extensão da avenida Atlântica.