Mobilidade Urbana/Mactran intensifica fiscalização do Sistema de Transporte

13/11/2009 15:39:57 - Jornalista: Assessoria Mobilidade Urbana

A secretaria municipal de Mobilidade Urbana/Mactran intensificou, a partir desta sexta-feira (13), as ações de fiscalização do trânsito na cidade, com ênfase na prestação de serviços das empresas de ônibus à população nos horários de pico e em outros períodos do dia. A operação iniciada do Lagomar à ponte Ivan Mundim, com destaque à saída da Nova Holanda.

O secretário de Mobilidade Urbana, Jorjão Siqueira, e o vice-presidente da Mactran, Paulo Seady, estiveram desde às 4h40m à frente da equipe da diretoria de Transportes, que iniciou o trabalho na garagem da empresa Rápido Macaense, para a contagem do número de ônibus disponibilizados à população.

A equipe acompanhou o fluxo de deslocamento dos ônibus, sua distribuição pelos destinos de maior fluxo de passageiros, anotou os trechos de retenção nas pistas que influem no tempo de espera dos passageiros nos pontos, o intervalo entre os ônibus e a lotação dos carros.

Segundo o gerente de Fiscalização de Transportes, José Carlos Mosqueira, de 6h35 às 8h05, horário de pico, passaram 86 carros no total com os destinos de maior demanda de passageiros: do Terminal Cehab às firmas, Novo Hospital e Terrminal Central; do Lagomar ao Terminal Central, Parque dos Tubos (PT) e Lagoa de Imboassica; da Nova Holanda para o bairro São Marcos e do Lagomar ao Terminal Central, feito por micro-ônibus.

- Em primeiro lugar, os 115 ônibus computados pela equipe da Mactran, nesta manhã, correspondem ao total da frota (115) declarado pela empresa. E, se dividirmos os 90 minutos do horário de pico pelo número de ônibus (86) que passaram no trecho, verificamos que foi disponibilizado, praticamente, um ônibus por minuto, sem excesso de passageiros, o que consideramos dentro da normalidade - , observou Mosqueira.

O vice-presidente, Paulo Seady, observou que a fiscalização será intensificada em dias e horários fora do pico.

- Hoje, constatamos que a empresa colocou a quantidade correta de ônibus nas ruas, e durante o horário de pico, o número também satisfez as necessidades do trecho inspecionado. A Mactran já faz a fiscalização normal, diária, nos percursos. Para intensificar as ações, tivemos de destinar um número maior de fiscais para o trecho inspecionado. Vamos continuar com a intensificação das operações, com o efeito surpresa, sem anunciar o local, data e horários, informou.

Jorjão Siqueira observou que o trabalho conjunto da Mobilidade Urbana e Mactran se destina ao melhor atendimento à população. “Os dados coletados servirão como elementos fundamentais na elaboração de projetos que visam ao bem-estar da população, que tem o direito de contar com um transporte de alta qualidade, referente não só ao conforto no interior dos veículos, como à sua locomoção – ida e volta – no tempo ideal ao local de trabalho, à escola, ao hospital, e ao lazer”, concluiu.