Mobilidade Urbana/Mactran leva Educação de Trânsito às empresas

23/09/2009 17:30:20 - Jornalista: Assessoria Mobilidade Urbana

Foto: Divulgação

Palestra despertou a necessidade de se ter responsabilidade em algo vivo e dinâmico como o trânsito

Dando continuidade ao trabalho de educação de trânsito realizado junto às instituições e empresas privadas, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana/Mactran participou nesta terça-feira (22) da II Semana Interna de Prevenção aos Acidentes de Trabalho (Sipat) da empresa Pronto Plan, no terminal da Transpetro em Cabiúnas, levando à força de trabalho noções sobre direção defensiva e segurança no trânsito.

Ministrada pelo agente de trânsito, João Michel Justino de Oliveira, a palestra despertou a necessidade de se ter responsabilidade em algo vivo e dinâmico como o trânsito. “O trânsito é feito por pessoas. Por isso garantir que ele seja seguro depende da atitude positiva de cada um dos envolvidos, esteja ele como condutor ou pedestre”, ressalta.

Reconhecer antecipadamente situações de perigo é umas das temáticas abordadas pela direção defensiva, que busca preparar o condutor para as inúmeras situações adversas evitando desta forma a ocorrência de acidentes. O vice-presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), Jorge Luiz da Silva, reforçou a importância de temas como esse nas Sipats.

- A melhoria da qualidade de vida obtida em momentos como esse pela conscientização sem dúvida reflete no comportamento dos funcionários dentro e fora do ambiente de trabalho, comentou João Michel.

Segundo o Departamento de Educação de Trânsito da Mobilidade Urbana/Mactran o ciclo de apresentações realizado anualmente nas empresas tem como principal propósito tornar o trânsito mais humano e menos violento. Recentemente a empresa Schlumberger recebeu a engenheira de trânsito Maria Laismeire Meireles para apresentação de palestra. O agendamento das palestras pode ser feito por meio de ofício protocolado na sede da Mactran, na avenida Gastão Henrique Schueler, 1500, Botafogo.