Mobilidade Urbana/Mactran promove palestra para professores e alunos do Instituto Fluminense

16/10/2009 15:19:07 - Jornalista: Assessoria Mobilidade Urbana

Foto: luiz Bispo

Mobilidade Urbana/Mactran promove palestra para Alunos e Professores do (IFF)Instituto Federal Fluminense.

A secretaria Municipal de Mobilidade Urbana/Mactran promoveu uma palestra no do Instituto Federal Fluminense (IFF), a antiga Uned, esta semana com o objetivo de incentivar os alunos a buscarem a profissionalização na área de transporte de massa, discutir com eles problemas do setor, vivenciados por Macaé, além de apresentar as providências já tomadas pela autarquia para solucioná-los.

O setor de engenharia de trânsito apresentou um painel sobre Macaé, com os aspectos que influem na ordenação do trânsito de uma cidade de porte médio, como o número de habitantes, bairros que abrigam a maior parte da população economicamente ativa, locomoção da massa trabalhadora para pontos de maior concentração de empresas, como é o caso do Parque de Tubos (PT), número de escolas e de estudantes, vias de locomoção e horários de pico.

O presidente da Mactran, Moisés Moreira, recebeu das mãos do diretor geral do IFF, Marcelo Fagundes, um abaixo assinado com algumas reivindicações dos alunos referentes ao trânsito na área. Na oportunidade, alguns projetos da autarquia, que visam à fluidez do trânsito na cidade foram apresentados pelo presidente. Dentre eles, a duplicação da RJ-106, inerente ao estado, para desafogar e ordenar o trânsito na região que engloba do IFF e o Mirante da Lagoa.

Também foi citada a implantação de uma estrada, por trás do Parque de Tubos, projeto que consta do Plano Viário de 1992, aprovado pela Câmara Municipal, integrante do Plano Diretor, - Lei principal do município – também aprovado pela Câmara Municipal,

Dentre outras questões, os alunos sugeriram a instalação de uma passarela sobre as pistas da RJ-106, Rodovia Amaral Peixoto, para oferecer mais segurança na travessia. Respondendo à demanda dos alunos quanto ao transporte noturno, devido ao término das aulas, em torno de 22h45m, Moisés Moreira informou que o diálogo entre as empresas de ônibus e a Mactran é direto e constante, o que deverá solucionar o problema.

Quem mora em Rio das Ostras atualmente tem que descer das vans na altura da Zona Especial de Negócios (ZEN) e seguir a pé até o Parque de Tubos. Para solucionar a questão, o presidente da autarquia informou que há entendimentos com a Secretaria de Transportes de Rio das Ostras, para a liberação da entrada das vans em território macaense, atualmente impedida por lei municipal. O acesso será permitido, através da assinatura de um documento pela prefeituras de Macaé e Rio das Ostras.

A diretora de Engenharia de Trânsito, Laismeire Castro, além de apresentar o painel sobre Macaé, citou o Plano Diretor do Município, que responde a demandas dos alunos quanto a ciclovias, por exemplo, e satisfaz a solicitação do vereador Danilo Funke, que estava presente, quanto à implantação de vias expressas no município.

Estiveram presentes ainda durante o encontro o subsecretário de Transportes, Jorge de Jesus, que se disse satisfeito pela oportunidade de se criar meios de comunicação abertos com a população com iniciativas como essa. A diretora da secretaria geral da Mactran, Lilian Lope,s e o presidente da Associação de Moradores do Mirante da Lagoa, Sérgio Augusto Neves, também participaram.