Mobilidade Urbana/Mactran vistoria trajeto do Carretão do Samba

27/11/2009 15:40:01 - Jornalista: Assessoria Mobilidade Urbana

Foto: Divulgação

Desfile pelo Dia do Samba será na próxima quarta

Equipe da Mobilidade Urbana/Mactran vistoriou e confirmou nesta quinta-feira (26) o trajeto do Carretão do Samba, programado para a próxima quarta-feira (02), como parte das comemorações do Dia Nacional do Samba. O trajeto foi escolhido pela diretoria do Núcleo de Resgate dos Amigos do Samba Macaense (Nursam).

O subsecretário de Trânsito, Marins de Oliveira Júnior, colocou-se à disposição da diretoria do Núcleo para que tudo se realize a contento.

- Um dos objetivos da Mobilidade Urbana/Mactran é cooperar com a população, liberando o trânsito ou fazendo intervenções que venham a facilitar a realização de eventos e manifestações culturais. A subsecretaria de Trânsito vai colaborar com mais essa manifestação cultural do povo macaense. Como a prefeitura é um dos patrocinadores do evento, a subsecretaria de Trânsito vai colocar batedores à frente do “carretão do samba” em todo o trajeto, para facilitar a movimentação do veiculo, afirmou Marins.

O vice-presidente da Mactran, Paulo Seady, que vistoriou o trajeto do Carretão do Samba, justificou a ação da autarquia. “A Mactran entende a importância do evento na medida da participação do povo de Macaé, tradicional reduto do samba no Estado do Rio de Janeiro. Por isso, a autarquia se coloca à disposição dos organizadores do evento”, declarou Seady.

O diretor do Nursam – e ouvidor geral do município – Décio Braga ressalta a importância da participação da Mobilidade Urbana/Mactran na realização do evento.

- Apesar do condutor, motorista Max, ter muita experiência com veículos pesados, o Carretão do Samba não pode dispensar a participação da Mobilidade Urbana/Mactran em seu trajeto, porque o evento é oficial, além do que o veículo tem 20 metros de comprimento e vai desenvolver baixa velocidade. O subsecretário Marins já nos garantiu a presença de batedores à frente, em todo o percurso, que começa na praça Washington Luiz, com saída marcada para 13h30 e chegada prevista para 17 horas em frente ao Solar dos Mellos, na Conde de Araruama.

Segundo Décio Braga, o empresário José Fragoso, da Sea Ambiental, grande entusiasta das comemorações do Dia Nacional do Samba, cedeu uma carreta da empresa que, em uma semana, será decorada pelo cenógrafo André Ferro com as bandeiras das escolas de samba do município. “O carretão do samba é um botequim itinerante, no qual músicos consagrados na região, que dispensaram cachê, vão executar sambas tradicionais durante todo o trajeto”, concluiu Décio.

O evento também conta com o patrocínio do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (Fumdec); da Fundação Macaé de Cultura e da Secretaria Municipal de Cultura, e com o apoio do presidente do Câmara de Diretores Lojistas (CDL), por intermédio de José Edmundo Santos, e do presidente da Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM), Marcelo de Almeida Vianna Reid.
Anote o trajeto do “carretão do samba”.

13 horas – Concentração na praça Washington Luiz
13h30 - Saída do carretão seguindo o seguinte itinerário:
rua da Praia com retorno em frente à Delegacia Legal, ponte Ivan Mundim, avenida Amaral Peixoto – sentido Barra, retorno na Praça São Pedro, avenida Amaral Peixoto – sentido Centro, conversão à direita logo após descida da Ponte, rua Dr. Télio Barreto – sentido Aroeira, travessia da linha do trem, rua Gastão Henrique Schueler, rua Aloísio Andrade Alcebíades, rua Dr. Télio Barreto – sentido Centro, rua Tenente Coronel Amado, rua Teixeira de Gouveia, avenida Papa João XXIII, Avenida Agenor Caldas, rua Tiradentes, Avenida Rui Barbosa, rua Silva Jardim, rua Duque de Caxias, praça do Rodo, rua Milne Ribeiro, Avenida Fábio Franco, rua Silva Jardim, rua Manoel Joaquim Reis, rua Vereador Manoel Braga, rua Francisco Portela, rua Euzébio de Queiroz, rua Visconde de Quissamã, rua Teixeira de Gouveia, rua Conde de Araruama – Solar dos Mellos
17 horas – Encerramento