Mobilização para a Campanha da Paralisia infantil será no dia 18

30/05/2011 17:46:24 - Jornalista: Genimarta Oliveira

A equipe do programa de Imunização da secretaria de Saúde de Macaé já se prepara para a Campanha Nacional de vacinação contra a paralisia infantil. O dia da mobilização será 18 de junho, de 8h às 17h. Com relação à campanha contra a Influenza, as crianças de seis meses a dois anos que tomaram a primeira dose, os pais ou responsáveis devem ficar atentos ao calendário e voltar aos postos para receberem a segunda dose.

Segundo a gerente do programa, a enfermeira Cláudia Campanati, segundo o último levantamento da vacinação contra a Influenza, nesta segunda-feira (30), foram imunizadas 77% da população alvo. “Quem ainda não recebeu a vacina pode procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência”, disse.

Outra imunização – As crianças menores de cinco anos também poderão tomar a vacina contra a poliomielite. A campanha, promovida pelo Ministério da Saúde, em parceria com os estados e municípios, por intermédio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), acontece duas vezes por ano no país, com intervalo de dois meses entre as doses. A estratégia contribui para que o vírus da poliomielite seja eliminado do território nacional. Em 1994, o Brasil recebeu da Organização Mundial de Saúde (OMS) a certificação internacional de erradicação da transmissão da paralisia infantil.

De acordo com a OMS, 26 países ainda registram casos de poliomielite. Desses, quatro são endêmicos, ou seja, possuem transmissão constante: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão. Outros 22 países têm registro de casos importados: Tajiquistão, Angola, Chade, Sudão, Uganda, Quênia, Benin, Togo, Burkina Faso, Níger, Mali, Libéria, Serra Leoa, Mauritânia, Senegal, República Centro Africana, Costa do Marfim, República Democrática do Congo, Nepal, Guiné, Camarões e Burundi.