Moradores de Águas Maravilhosas recebem equipe do PSF itinerante

05/12/2007 14:41:06 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Com o objetivo de levar às comunidades mais distantes da sede do município um atendimento na área de prevenção e promoção da saúde, a secretaria Especial de Saúde de Macaé (Semusa) lançou o Programa Saúde da Família (PSF) Itinerante. Nesta quarta-feira (05), a equipe do PSF itinerante esteve na comunidade conhecida como Águas Maravilhosas.

Durante todo dia os moradores receberam atendimento médico, odontológico, nutricional, fisioterápico, de enfermagem e de assistência social. O armador de obras, Aristeu de Lima, 56 anos, foi um dos primeiros a receber o atendimento. “Adorei a iniciativa, pois é sempre bom receber atendimento próximo de casa. Este mês, não precisarei passar pela consulta e nem na farmácia para apanhar meus medicamentos para hipertensão”, elogiou, acrescentando que é hipertenso e recebe todos os meses o seu medicamento fornecido pelo Programa Municipal de Hipertensão.

No ônibus Expresso Saúde, montado com dois consultórios, foram realizados os procedimentos odontológicos como aplicação de flúor, além do tratamento de dentes cariados, através do T.R.A (Tratamento Restaurador Atraumático).

O T.R.A é um método inovador, que tem a aprovação da Organização Mundial de Saúde (OMS), e não exige infra-estrutura voltada ao atendimento odontológico, equipamentos elétricos e sofisticados sistemas restauradores.

Numa área cedida pela comunidade, foram realizadas as ações preventivas, relacionadas à atenção básica. O médico Willians Sato frisou a importância de tornar o trabalho do programa itinerante. “Como muitas localidades não possuem o número de famílias suficiente para a implantação do PSF, como preconiza o Ministério da Saúde, esta é a melhor forma de levar as diretrizes do programa e saber as reais necessidades da comunidade”, disse.

A equipe também fez um trabalho de orientação sobre hipertensão, diabetes, coleta de preventivo e pré-natal, vacinação, curativo e dispensação de medicamentos.

O coordenador do PSF, Edílson Simões, lembrou que o projeto é um trabalho piloto que, inicialmente, atenderá uma vez por mês as comunidades do assentamento Celso Daniel, Piracema e Águas Maravilhosas. Na próxima semana, a equipe estará no assentamento, dando continuidade ao atendimento feito no dia 21 de novembro. “Pretendemos, no próximo ano, ampliar o número de comunidades e fazer com que a demanda das unidades próximas as estes locais diminua”, garantiu.

O Programa Saúde da Família foi implantado no município em 1998. Atualmente, a cidade conta com 28 equipes do PSF e uma de agentes comunitários de saúde. Com aproximadamente 500 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde, odontólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e assistentes sociais, o programa tem uma cobertura de 57% da população que corresponde a 80.973 habitantes, um total de 23.279 famílias.