Moradores do Aeroporto participam de Oficina de Mobillização

21/07/2005 17:31:55 - Jornalista: Catarina Brust

O Parque Aeroporto, segundo bairro mais populoso do município de Macaé, recebeu nesta quarta-feira (20) a Oficina de Mobilização promovida pela Coordenadoria Geral do Plano Diretor (Cogeplad). O evento foi realizado na Escola Municipal Zelita Rocha de Azevedo e tem a finalidade de explicar o que é o Plano Diretor e discutir com os moradores as necessidades do bairro.

As localidades do Jardim Aeroporto, Village Park, Recanto da Paz e Vilas Badejo, Dourado e Marlin também participaram da Oficina. O coordenador do Plano Diretor, Hermeto Didonet, explicou que o crescimento do município nas últimas três décadas trouxe impactos positivos e negativos.

- O governo municipal está atuando para que a comunidade se manifeste livremente para buscarmos soluções para os problemas que a cidade enfrenta. O Aeroporto tem sua história própria e sofre as conseqüências do desenvolvimento, como por exemplo, a geração de esgotos que vão para o Canal Macaé/Campos – disse Hermeto, lembrando que esses problemas são típicos para o Plano Diretor resolver junto com a população.

Manoel Dias dos Sales mora próximo à Estação de Tratamento de Esgoto do Aeroporto e manifestou-se a favor da retirada da estação. “Há muitos anos estamos batalhando para isso. Queremos que seja incluído no Plano Diretor a construção de um centro de capacitação para os moradores no local onde funciona atualmente a estação de esgoto”, explicou Manoel.

A moradora Lúcia de Carvalho, que trabalha na área de recursos humanos, disse que falta qualificação profissional para os jovens. “Muitas vezes não encontro uma pessoa qualificada para preencher a vaga disponível em Macaé, tenho que buscar o profissional em outros lugares”, afirmou.

Paulo Madri, presidente da Associação de Moradores do Aeroporto, lembrou que o momento é muito oportuno para os moradores fazerem suas reinvidicações.

- É agora ou nunca. Nós estamos com o papel e a caneta na mão. Hoje é o pontapé inicial. Não é Hermeto nem o prefeito que vão dizer o que é melhor. São vocês, disse Madri dirigindo-se aos moradores.

Os moradores também encaminharam, através do formulário da Cogeplad, pedidos para a melhoria do transporte coletivo (maior regularidade de horários), abastecimento de água e esgoto. Eles solicitaram também a instalação de uma agência bancária e dos Correios no bairro.