Mostra de filmes no Solar terá debates sobre direitos humanos

03/05/2016 15:18:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Rogério Peccioli

Nesta segunda-feira, documentários serão exibidos a partir das 18h30min

O Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé – vai sediar a 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo, realizada pela Secretaria Especial de Direitos Humanos do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e Direitos Humanos, em parceria com o Ministério da Cultura. O Solar dos Mellos é ligado à Fundação Macaé de Cultura.

Nas segundas-feiras (9, 16 e 23 de maio), entre 18h30 e 20h30, documentários brasileiros que tratam a temática de direitos humanos serão exibidos e debatidos, no Auditório Washington Luis. A entrada é gratuita e o Solar fica na Rua Conde de Araruama 268, Centro.

Os documentários buscam conscientizar sobre realidades vivenciadas por pessoas que vivem à margem da sociedade, difundindo o conhecimento sobre sua cultura e valorizando o respeito a eles como cidadãos, além de procurar construir atitudes e valores em prol de um novo olhar a essas pessoas, tratando como males para a sociedade a situação de conflito e de violações dos direitos humanos.

Na segunda-feira (9), haverá mostra dos filmes ‘Abraço de Maré’, que refere-se ao dia a dia de uma família ribeirinha, do nordeste brasileiro, dirigido por Victor Ciriaco (16 min), e ‘Félix, o Herói da Barra’, de Edson Fogaça (72 min). Neste, população quilombola do norte de Goiás, descendente de Félix (um ex-escravo que foi herói na Guerra do Paraguai) luta pela sua cidadania e pela posse de terras. Félix recebeu de dom Pedro II como prêmio pela sua atuação no conflito sul-americano do século XIX, terras no centro-oeste brasileiro, invadidas posteriormente por fazendeiros, deixando seus herdeiros sem chão.

O objetivo desse primeiro dia é proporcionar observação sobre populações quilombolas e ribeirinhas de brasileiros em situação de vulnerabilidade social. Na ocasião, ocorrerão debates mediados pelo professor de História, Ricardo Meirelles, com participação da professora doutoranda em História, Maria Conceição Vilela Franco e do professor de História e doutorando em Educação, Marcelo Abreu Gomes.

Os demais filmes tratam de mulheres, indígenas, moradores em situação de rua e outros cidadãos, numa busca da sociedade ideal e justa para todos.

No dia 16, haverá a exibição dos filmes ‘O muro é o meio’, de Eudaldo Monção Jr. (15 min) e ‘Por que Temos Esperança’, de Suzanna Lira (71 min). Já no dia 23, as pessoas que marcarem presença no Solar poderão assistir aos documentários ‘Do Meu Lado’, de Tarcisio Lara Puiati (14 min), e ‘Os bebês roubados pela ditadura argentina’, dirigido por Alexandre Valenti (100 min).

Todas as exibições devem ser gratuitas e utilizar os recursos de acessibilidade disponível – closed caption e autodescrição.