MotoCross: Fabiano de Lima Bastos chega em 2º em Nova Friburgo

27/03/2009 10:34:46 - Jornalista: Equipe Secom.

O piloto macaense Fabiano de Lima Bastos, mais conhecido como Naftalina, competiu, neste final de semana, na abertura do Campeonato Estadual de MotoCross. Campeão em 2008 pelas categorias Intermediaria e Sênior 30, Naftalina foi a Nova Friburgo como grande favorito e com um peso a mais sobre os ombros: a responsabilidade de manter a hegemonia macaense nas categorias.

Segundo o atleta macaense, o campeonato foi de alto nível, com mais de 300 pilotos e mais de cinco mil expectadores, nomes como Roosevelt Assunção, Rafael Zeni e Suian Zanone, feras do campeonato brasileiro, estiveram presentes na categoria força livre e abrilhantaram ainda mais o evento.

O macaense competiu apenas na categoria Sênior 30 devido às péssimas condições da pista, que construídas sobre um aterro e com as fortes chuvas do final de semana, se tornou a principal adversária dos pilotos.

Além da pista, que no momento da prova de Fabiano, já estava cheia de "valas" e buracos, o macaense largou contra de 40 pilotos e saiu na oitava colocação. Mas pouco a pouco foi superando seus adversário, usando sua experiência em provas com terreno difícil e enlameado. Com a ajuda da Gordo Racing, que preparou uma suspensão especial para a prova, e das peças da Blow Power, Fabiano chegou a terceira colocação, quando começou uma briga particular por posições com o atual campeão da Sênior 35, Luciano Fonseca.

A briga foi grande, Fabiano e Luciano duelaramcurva à curva, até que Fabiano conseguiu colocar por dentro de uma curva bem fechada, onde o Luciano foi o brigado a usar os freios. Dai em diante, o macaense assumiu a segunda colocação, mas já era tarde para buscar o líder. "Em provas assim quanto menos usar o freio melhor. A redução deve ser feita sempre por tração motor, e meu adversário usou o freio no momento errado. Assumi a segunda colocação e apenas administrei a corrida até a volta final," comentou Fabiano de Lima, que conta com apoio da academia Equipe Atlética e da Secretaria de Cultura, Turismo Esporte e Lazer.

Na ocasião, o macaense recebeu a premiação pelos títulos estaduais de 2008, nas categorias intermediária e sênior 30. Já para 2009, as metas são manter os títulos conquistados em 2008 e buscar outros títulos, como no Cross Country, além de disputar algumas etapas do brasileiro de MotoCross.