Prefeitura Municipal de Macaé

Movimento apoia implantação da ciclofaixa no centro

2017-02-16 16:29:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira
Compartilhe:  
Foto de ciclistas pedalando em ciclofaixa
Foto: Ana Chaffin
Cerca de 70 ciclistas percorreram o trecho da Teixeira de Gouveia

Considerada o veículo do futuro, a bicicleta vem ganhando destaque nas ruas de Macaé. No último final de semana, os adeptos do ciclismo ganharam mais um espaço seguro para pedalar, com a implantação do novo trecho da ciclofaixa na área central da cidade que vai da rua Tenente Coronel Amado e segue até a Papa João XXIII, passando pela rua Teixeira de Gouveia.

Na noite desta quarta-feira (15), o grupo Macaé Pedal reuniu aproximadamente 70 ciclistas para percorrer pela primeira vez o novo trecho de ciclofaixa. Para o representante do Macaé Pedal, Carlos Monteiro, a população tem que pensar na cidade do futuro. "Este trecho é apenas mais uma parte de um grande plano cicloviário da prefeitura, que interligará o Lagomar ao bairro Imboassica. O importante é não achar que esta ação tem que ser interrompida", frisou.

Da praça, o grupo seguiu pela Rua Teixeira de Gouveia até a Igreja Nossa Senhora de Fátima, na Avenida Papa João XXIII, no trecho de um quilômetro que está interligado à ciclovia que corta as ruas e avenidas de Imbetiba. Depois eles seguiram pelo Parque Valentina Miranda, viaduto, posto BR, Praia Campista, Cavaleiros e Lagoa de Imboassica.

O Macaé Pedal possui uma fanpage no facebook, com 1,5 mil seguidores. Todas as quartas-feiras eles promovem um passeio pelas ruas da cidade e percorrem uma média de 33 km.

Comerciante há 31 anos na Teixeira de Gouveia, Jader Rodrigues de Freitas, falou que seu pai já dizia que a bicicleta era o veículo do futuro. "Nos países europeus a bicicleta já está integrada ao espaço urbano e utilizado por pessoas de todas as idades. A bicicleta além de veículo de transporte é também um meio para melhoria da qualidade de vida", disse.

O organizador de eventos, Décio Viana, que mora na Virgem Santa, já aderiu a bike no seu dia a dia. "Faço todas as minhas atividades de bicicleta, levo meu filho para creche, no Centro, resolvo as questões do comércio, banco e ainda participo de competições", contou, acrescentando que considera as ciclovias e ciclofaixas importantes para desafogar o trânsito e incentivar mais pessoas a usarem a bicicleta como transporte.

Antônio Maia, moradora há 50 anos da Teixeira de Gouveia, aprovou a iniciativa da prefeitura. "Foi a melhor coisa que aconteceu na área central da cidade e garantiu a segurança das pessoas que utilizam bicicleta. Na minha casa, usamos a bike para o trabalho e o lazer", comentou.

Busca

Acesso Rápido

Destaque