Mudas de pau-brasil serão plantadas no Colégio Claudio Moacyr

04/07/2011 09:44:07 - Jornalista: Joice Trindade

Plantar mudas de pau-brasil nos espaços das unidades municipais de ensino e conscientizar os alunos quanto à importância da preservação do meio ambiente. Estes são alguns dos objetivos do projeto de arborização, que vai acontecer na quarta-feira (6), no Colégio Municipal Claúdio Moacyr de Azevedo, no Parque Aeroporto, às 9h.

O projeto é desenvolvido através de uma parceria entre a empresa Transpetro e a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação. Antes do plantio, os estudantes da unidade vão participar de uma palestra de educação ambiental, que será ministrada pela equipe de Meio Ambiente, Segurança e Saúde da empresa subsidiária da Petrobras.

Entusiasmado, o diretor da unidade municipal, Nilton de Oliveira Cardoso Junior, pontuou que o projeto é de suma importância. “Através de plantios como estes, os professores poderão trabalhar questões primordiais da educação ambiental como conscientização e conhecimento e mudança de comportamento diante de problemas ambientais”, destacou.

O projeto vai se estender até o mês de novembro e, segundo a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Conceição de Maria Rosa, os próximos plantios já estão definidos. No dia 18 de agosto, será na unidade municipal Zelita Rocha e no dia 21 de setembro no Colégio Municipal Oscar Cordeiro.

Ela pontua que a Secretaria de Educação está cada vez mais imbuída em projetos voltados para uma nova cultura ambiental. “Ações como palestras e plantio de espécies nativas e exóticas são essenciais para conscientização. Todas estas atividades ambientais adotadas na rede municipal visam coibir a reiteração de práticas lesivas ao meio ambiente. Somos todos peças fundamentais para a preservação. Através do plantio de mudas o projeto visa mostrar às crianças e jovens, que eles são capazes de mudar a realidade do ambiente em que vivem”, salienta Conceição. Ela lembra que professores como de Ciências e História poderão fazer uso dos espaços nas aulas das disciplinas.

O projeto de arborização foi iniciado no mês de junho no espaço situado entre as escolas municipais Onilda Maria da Costa, Engenho da Praia e Esméria Reid dos Santos, no Engenho da Praia, com o plantio de 18 mudas de pau-brasil, que faz parte do projeto de Responsabilidade Social que a empresa executa.