Mulheres na construção civil trabalharão na reforma de escolas municipais

14/01/2010 15:46:43 - Jornalista: Douglas Fernandes

O Mutirão da Educação, previsto para iniciar na próxima semana com reforma nas escolas, envolverá além de profissionais da prefeitura, as mulheres macaenses. Desta vez, elas atuarão também na linha de frente, como profissionais da construção civil que trabalharão nas obras de reparos das escolas. A maioria delas serão contratadas após terem se qualificado no curso de construção civil oferecido pela Secretaria de Educação.

Os cursos foram administrados pelo Cetep no mês de novembro e 100 vagas foram oferecidas, distribuídas ente os cursos Básico de Alvenaria; Básico de Cerâmica- Piso; de Azulejo; Básico de Elétrica Residencial; Básico de Hidráulico e Básico de Pintura de Parede. As aulas ocorreram nos pólos do Centro da Aroeira; Associação de Moradores do Visconde; Associação de Moradores do Lagomar, da Aroeira, Virgem Santa e do Novo Horizonte.

A secretária de Educação e vice- prefeita, Marilena Garcia, lembrou a importância do curso para mulheres na melhoria da qualidade de vida das famílias.

- O homem, na maioria das vezes, já está inserido no mercado de trabalho, mas para a mulher as oportunidades são restritas, e quando aparecem são serviços que não interessam. Mas quando conseguem uma chance, colaboram na renda familiar e há uma melhora significativa na qualidade de vida”, explicou.

Para Elisabeth Rodrigues, de 47 anos, a oportunidade de fazer o curso foi muito boa. “Fiz mais de um curso”, comemorou. A aluna Teresa Bravo, de 59 anos, concordou. “Eu acho que essa foi grande oportunidade. Poderemos usar os conhecimentos na nossa própria casa e, se possível, vamos poder ajudar a comunidade”, ressaltou.

Estudos mostram que as mulheres estão conquistando cada vez mais o setor da construção civil, até pouco tempo considerado reduto masculino. Porque, segundo estudos, as mulheres são mais criteriosas, caprichosas e organizadas do que os homens. Estão atentas não apenas aos preços, mas também à diversidade e qualidade dos produtos. Na escolha dos produtos combinam cores e formas, como quem enxerga a casa pronta e arrumada.

O setor da construção civil está contratando cada vez mais mulheres para serviços de acabamento. Com isso, aumenta o número de mulheres "colocando a mão na massa": somente no ano passado, 55 mil ingressaram neste mercado no país. Uma mudança facilitada pelas novas técnicas da produção, que eliminaram parte do trabalho pesado.

- Procuram muito as mulheres porque tem mais delicadeza, mais facilidade para pegar as coisas, disse Cláudia Coquito, responsável técnica da secretaria de educação pelas obras nas unidades escolares de Macaé.

Sobre o Mutirão- O “Mutirão da Educação” atuará inicialmente em 22 unidades escolares, com previsão de entrega de até 90 dias. As obras mobilizarão cerca de 200 profissionais, e envolverão pintura, reparos e pequenas construções, com o apoio de programa Mutirão Minha Escola Querida, da Secretaria Municipal de Educação na finalização e embelezamento dos espaços.

O objetivo é melhorar a estrutura física das escolas oferecendo aos alunos e educadores espaços que estimulem o aprendizado e a convivência social entre crianças e adolescentes. Ao todo, serão beneficiados mais de alunos.

O Mutirão acontecerá em sete escolas da Serra e na 15 Cidade. Destas, cinco envolverão pequenos serviços como troca de telha e reparos em fiações e sala de informática. A prefeitura prepara o início da construção de mais uma unidade no Bairro Lagomar e a entrega da Escola do Parque Aeroporto. O nome das instituições será divulgado na próxima semana.