Mulheres vão caminhar em volta da Lagoa de Iriry

18/06/2010 11:37:10 - Jornalista: Pedro Morais

As mulheres da União Macaense Solidária no Combate ao Câncer de Mama (Unamama) irão caminhar na Lagoa de Iriry - popularmente conhecida como Lagoa da Coca-Cola - perto da Praia de Costa Azul, em Rio das Ostras. O passeio terapêutico, que acontece mensalmente, é mais uma edição do projeto “Caminhada Amiga”. O objetivo do evento, que vai acontecer no na próxima terça-feira (22), às 15h, é o de proporcionar mais saúde e qualidade de vida ao público que frequenta a instituição.

A Lagoa da Coca-Cola recebe este nome por causa do aspecto da água que têm naturalmente a cor escura, parecida com o refrigerante. O local foi escolhido, segundo a fisioterapeuta Alessandra Mesquita, devido à “bela paisagem”. “Além de termos um ambiente que proporciona bem estar devido à natureza presente e ao ar puro, temos também a oportunidade de conhecermos um ponto turístico da região”, destacou.

Uma vez por mês, um grupo de mulheres caminha em algum local, geralmente praias e parques. A caminhada, além de ser uma atividade aeróbica, é acompanhada de exercícios de alongamento e respiração. De acordo com Alessandra, “o alongamento é uma prática fundamental para o bom funcionamento do corpo, proporcionando maior agilidade e elasticidade”. “Quando feitos de maneira adequada os alongamentos trazem muitos benefícios. Qualquer pessoa pode aprender a fazer alongamentos, independentemente da idade e da flexibilidade de prevenir lesões.”, destacou.

Os exercícios também reduzem as tensões musculares; relaxam o corpo; proporcionam maior consciência corporal; ativam a circulação, entre outros. Outros benefícios da caminhada podem ser destacados, segundo Alessandra: “na caminhada, os riscos de lesões ortopédicas e cardiovasculares são mínimos em comparação a outras atividades”.