Município é representado em encontro sobre empregabilidade da pessoa com deficiência

05/12/2007 14:52:57 - Jornalista: Catarina Brust

O secretário Executivo de Trabalho e Renda, Cláudio Bogado, participou, na segunda-feira (3), do Encontro sobre empregabilidade da pessoa com deficiência, no Instituto Superior de Ensino UniLaSalle, em Niterói. O evento discutiu a inclusão social da pessoa com deficiência, tendo como foco as ações do governo, das empresas e da sociedade civil no mundo do trabalho. O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, e o prefeito de Niterói, Godofredo Pinto, participaram do encontro.

Trabalho e Emprego, Aplicação da Legislação (Lei de cotas) e o Desafio da Formação e da Qualificação foram alguns dos assuntos abordados. Bogado participou do painel sobre Ações Municipais na Empregabilidade da pessoa com deficiência, juntamente com representantes das prefeituras de Niterói e Resende.

- A Central de Atendimento Especializado ao Trabalhador (Caet) já atende portadores com deficiência, com vagas de emprego. A intenção do município, ao participar do encontro, foi discutir as dificuldades que o deficiente enfrenta no mercado de trabalho, a lei de cotas e também a possibilidade de trazermos o encontro para Macaé em 2008 – esclareceu Cláudio Bogado. A coordenadora do Programa Macaé de Primeiro Emprego / PMPE - Projeto Juventude Cidadã, Dilma Negreiros, também participou do evento.

Durante a programação também foram discutidas questões relacionadas a Acidentes de Trabalho e no Trânsito: suas conseqüências para os Municípios, Estados e Nação, com a participação de representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Apoio ao Atleta Paraolímpico.

Macaé desenvolve projeto Paraolímpico

A prefeitura de Macaé desenvolve, desde 2006, o projeto Paraolímpico de Basquete em Cadeira de Rodas. No início, o projeto contava com dez participantes, hoje, já conta com cerca de 35 integrantes, que além de treinarem três vezes por semana, participam de competições de nível nacional. Com pouco tempo de implantação, a equipe conquistou, em novembro, o segundo lugar do Campeonato Brasileiro da Terceira Divisão e automaticamente, uma vaga para a Segunda Divisão de 2008.

Além do segundo lugar da competição, a equipe macaense patrocinada pela prefeitura por meio da Fundação de Esporte de Macaé (Fesporte), conquistou os títulos de melhor jogador e cestinha do torneio com o atleta Kennedy Martins, com 153 pontos. O técnico da equipe macaense é Antônio Carlos Magalhães, o Pulga, ex-técnico da Seleção Brasileira Paraolímpica, de 1996 (Atlanta-EUA).

O projeto da prefeitura é voltado para pessoas com deficiência nos membros inferiores, como paraplégicos, amputados ou com seqüelas de poliomielite. A equipe do Macaé Sports Paraolímpico também teve participação de destaque no Campeonato Regional Sudeste, realizado de 17 e 19 de maio, em Niterói, conquistando o terceiro lugar do torneio.