Município vai ganhar certificado de Amigo do Clima

26/10/2009 16:30:45 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Robson Maia

Na Semana da Árvore foram plantadas mais de duas mil mudas nativas

Macaé vai receber o certificado “Município amigo do clima”, por sua participação ativa no projeto Contador de Árvores, fruto da parceria entre a prefeitura, a Secretaria Estadual do Ambiente (SEA) e a Organização Não Governamental Instituto Terra de Preservação Ambiental.

Através da Secretaria de Meio Ambiente, o município passou a fazer parte dos 100 signatários do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, porque já vinha realizando um intenso plantio de árvores nativas nas áreas urbana e rural da cidade, desde o início do ano. O serviço foi intensificado na Semana da Árvore (21 a 26 de setembro).

O plantio objetivou manter a qualidade dos corpos hídricos, do ar, do solo e de tudo o que proporciona um meio ambiente sustentável e ao mesmo tempo apoiar o projeto Contador de Árvores da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA). O projeto foi executado pela superintendência de Biodiversidade, em parceria com Instituto Terra de Preservação Ambiental, que teve como meta plantar o máximo de árvores no dia 21 – Dia da Árvore e Dia do Clima, dentro da Mata Atlântica.

O secretário de Meio Ambiente, Maxwell Vaz, explicou como Macaé colaborou, na semana da árvore, contra as emissões de gases do efeito estufa e ao mesmo tempo com a restauração florestal da Mata Atlântica, se unindo com outros municípios fluminenses em favor do clima.

- A prefeitura tem trabalhado em favor do clima com o plantio de milhares de espécies arbóreas na cidade. Na semana da árvore, os vários eventos que executamos foram feitos com a presença de dezenas de estudantes, o apoio da comunidade escolar e dos assentados do Incra – Bendizia e Celso Daniel. Somente nesse período a Semma contabilizou o plantio de 2500 mudas arbóreas, sendo que no Dia C (Dia do Clima) foram plantadas 63 mudas e durante a semana da árvore 2.437 – disse.

Instituto Terra parabeniza o município

A Assessoria em Restauração Florestal do Instituto Terra de Preservação Ambiental enviou uma mensagem para a Secretaria de Meio Ambiente, parabenizando a prefeitura de Macaé pelo compromisso assumido em favor do Pacto pela restauração da Mata Atlântica.

- Aproveitamos para parabenizar o município de Macaé pela ação, que não se tratou meramente de um plantio, mas envolveu a população através da educação ambiental e tratou da conservação da biodiversidade, citando o compromisso com o Pacto pela Restauração da Mata Atlântica e o problema das espécies exóticas invasoras. Fiquei muito feliz, vou tentar de alguma forma incluir estas informações no site do Instituto Terra ou no novo site do Contador de árvores – comemorou Camila Vital, assessora em Restauração Florestal do Instituto Terra de Preservação Ambiental.

Mata Atlantica no país

A Mata Atlântica cobre 17 estados do país, começando pelo Rio Grande do Sul até o Piauí. Esse tipo de vegetação já chegou a representar 15% do território brasileiro, mas hoje só restam 7% de mata, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente. Ao todo, há 860 unidades de conservação da Mata Atlântica, desde pequenos sítios até parques estaduais.