Foto: João Barreto
A exposição presencial “Solar dos Mellos: um museu que conta muitas histórias” está aberta ao público
As Bodas de Rosas (aniversário de 17 anos) do Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé, celebrado na noite desta sexta-feira (10), teve como marco a assinatura pelo prefeito Welberth Rezende da minuta do decreto regulamentador que oficializa este equipamento público. A data foi marcada também pela abertura da exposição “Solar dos Mellos: um museu que conta muitas histórias”, com visitação presencial, que homenageia os doadores de coleções, peças, livros, jornais e revistas e a parceria entre o museu e a sociedade.
“A Cultura vai ser prioridade. Vamos dar regulamentação ao nosso museu, definir a sua finalidade, porque ele merece. A cultura está viva e voltando com força máxima”, disse o prefeito, durante a assinatura simbólica do documento.
O secretário de Cultura, Leandro Mussi, esclareceu que o decreto oficializa o museu como uma instituição vinculada à Secretaria de Cultura, atendendo a uma grande expectativa do setor. “Definir os objetivos e missão do Solar dos Mellos é um passo importante”.
A diretora do museu, Patrícia Barboza, ressaltou que o decreto formaliza o que já vem sendo realizado na instituição; como publicações, visitas guiadas, entre outros projetos culturais. “O próximo passo será a criação do Plano Museológico”.
A comemoração teve início com apresentação da cantora Verônica Gonçalves acompanhada por músicos da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart). Depois da assinatura do decreto, foram entregues a gestores municipais, empresários colaboradores, doadores e a seus representantes o título de ‘Amigo do Museu’. Em seguida, foi aberta a exposição, decorada com pétalas de rosas alusivas às bodas. Os visitantes puderam conhecer mais sobre os diversos acervos disponíveis no espaço e sobre os principais doadores da casa, que é reconhecidamente importante para a história e cultura regionais. A exposição interativa recebeu do público respostas à pergunta “O que você gostaria de ver no museu daqui a cem anos?”, que foram depositadas em uma instalação em formato de árvore.
“Neste momento de maturidade do museu, quando comemoramos a conquista de sua regulamentação, também celebramos os laços que unem sociedade e museu”, disse a coordenadora de Projetos, Cláudia Barreto.
Protocolos de segurança estão sendo adotados, como a obrigatoriedade de apresentação do passaporte de vacinas contra a covid-19, juntamente com um documento pessoal com foto. Neste período de necessidade de medidas de precaução em virtude do Coronavírus, o atendimento a pesquisas no Solar dos Mellos está sendo feito das 9h às 14h. Projetos como o ‘Curta no Museu’, voltado para promoção de produções audiovisuais regionais, e o ‘Visita Guiada’ aos acervos e apresentação da arquitetura e história da casa adquirida pelo jornalista Cezar Mello, em 1911, estão disponíveis remotamente através das redes sociais da Secretaria de Cultura. Entretanto, as edições presenciais do ‘Café Literário’ foram retomadas e também de alguns eventos, como ocorreu na Semana Nacional de Museus.
Criado pela Lei 2.463/2004, o Solar dos Mellos possui documentos de fontes primárias, especialmente cartoriais, que passam por higienização, digitalização e arquivamento digital. O objetivo é proporcionar a democratização das informações preservadas, principalmente, para pesquisas acadêmicas.
Estiveram presentes no evento a primeira-dama, Quelen Rezende, a chefia do Gabinete, Rodrigo Cavour, os secretários de Turismo, Leonardo Anderson, de Infraestrutura, Santiago Borges, de Relações Institucionais, Alexandre Cruz, de Comunicação, Edie Lameu, o Adjunto do Gabinete, Wilian Rosa Fróes Crozoé, além do assessor do Gabinete, Fernando Amorim e Luiz Fernando Pessanha.
O Solar dos Mellos está localizado na rua Conde de Araruama, 248, no Centro da cidade. O telefone para mais informações é o (22) 2759-5049.