Música, malabarismo e muita diversão no Espaço da Cultura

31/07/2009 17:20:26 - Jornalista: Eloísa Seady

Foto: Bruno Campos

Entre as atrações, música dos alunos da Emart

Nem mesmo o mau tempo foi capaz de tirar o brilho das apresentações dos alunos e professores da Escola de Artes Maria José Guedes (EMART), nesta quinta-feira (30) no Parque de Exposição Latiff Mussi. Foram duas horas de jazz, MPB e solos dos jovens alunos, que em companhia de seu diretor, Bruno Py, mostraram ao público o nível de aprendizado que a escola vem oferecendo.

- Tocar com os alunos é sempre importante, pois dá para sentir na prática o resultado dos conteúdos que são trabalhados em sala de aula. Este ambiente de apresentação é diferente para eles, isso os motiva cada vez mais, ressalta o diretor, acrescentando que para eles como músicos, é uma vitrine fantástica, pois é a chance que possuem de mostrar para a comunidade o trabalho que realizam.

Freqüentador da EMART há cinco anos, Anderson Gomes, de 21 anos, que toca piano e trompete, estava muito empolgado com a oportunidade, declarando que o maior desafio do músico é o fator econômico e aponta a desvalorização da profissão como o maior desafio para os que querem fazer dela o seu sustento.

- Meu objetivo principal é tocar na Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), sei que é difícil, mas não impossível. Vou continuar estudando e dando o melhor de mim para um dia eu alcançar este sonho, observa Anderson.

Além de Anderson os alunos, Juliette Pycelone e Edie Lameu apresentaram-se em companhia dos músicos, Eduardo Zavarize, Eduardo Bruno, David Moura e Magno Batera.

E o circo chegou...

A trupe já desceu movimentando o parque e atraindo olhares de curiosos. Ao chegar no Espaço, eles já começaram a maquiar, enquanto as pernas de pau e um figurino bem colorido ia sendo colocado nos lugares em que cada artista ia se apresentar. A união e o alto astral eram contagiantes, pois a Trupe Perna de Pau do Programa Art Luz do Sana, coordenado pelo professor Fabiano Freitas encanta desde crianças até adultos.

O espetáculo denominado “Grande Corsário na Roça” conta com a participação do professor e dos alunos do programa e vem fazendo grande sucesso por onde passa, pois com apenas quatro meses de formação, eles já deixaram sua marca registrada. - - Temos 400 alunos no núcleo do Sana, desde crianças de seis anos até seus pais. O melhor de tudo é ver os olhos brilhando de cada um deles quando conseguem subir na perna de pau, ou subir nos tecidos ou mesmo um simples malabarismo, finaliza o professor Fabiano.

Confira a programação:

Programação:
Dia 01/08
- 16 horas – Café Literário com vários escritores macaenses
- 18 horas – Quadrilha Roceiros do Projetada I
- 19 horas – Jair Voz e Violão
- 20 horas –Teatro Esquetes Nelson Rodrigues da Escola de Artes Maria José Guedes

Dia 02/08
- 16 horas – Banda Rebeldes Cover
- 17 horas – Abadá Capoeira – Mestre Tim
- 18 horas – Banda Knonnus Rock
- 20 horas – Cia Art Luz (hip hop/ dança de rua, jazz, balé, contemporâneo)