Mutirão de Combate à Evasão Escolar começa terça-feira

12/05/2017 11:44:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Rui Porto Filho - Arquivo Secom

Ação busca entender as razões da infrequência e manter o aluno em sala de aula

Na próxima terça-feira (16), na Escola Estadual Municipalizada Jacyra Tavares Duval, começa o mutirão de Combate à Evasão Escolar atendendo pais e responsáveis pelos alunos com faltas nas escolas da rede municipal de ensino. O objetivo é receber as justificativas pelas ausências. Ao todo, a iniciativa que seguirá até o dia 30, pretende atender 500 famílias de 52 escolas da rede.

A convocação da família para o comparecimento no Mutirão de Evasão Escolar foi feito por meio de uma carta enviada pela escola aos pais e responsáveis, informando que o não comparecimento implicará no encaminhamento do caso ao Conselho Tutelar. Na ação desta terça, serão atendidas ainda as escolas Lions, Dolores Garcia Rodriguez e Letícia Santos Carvalho.

Segundo a Assistente Social, Andrea Nobre, que trabalha desde o ano de 2012 no Programa de Evasão Escolar, durante o mutirão são verificados os motivos das faltas dos alunos e, mediante o retorno dos pais, abre-se um protocolo de encaminhamento dos alunos e se eles continuarem infrequentes e evadidos, os pais e responsáveis são notificados pelo Ministério Público, Juizado da Infância e da Juventude e Conselho Tutelar, órgãos que vão adotar as providências cabíveis, conforme cada caso.

- Nosso objetivo com o mutirão é trazer as famílias ao ambiente escolar para uma escuta especializada, realizada por nós, assistentes sociais da secretaria de Educação de Macaé, visando identificar e compreender os motivos do insucesso escolar do alunos. Muitos casos, de acordo com a demanda apresentada, podem ser referenciados para a rede socioassistencial do município como o Centro de Referência de Assistência Social, Coordenadoria Multiprofissioal de apoio ao Escolar, unidades de Saúde, entre outros - ressaltou Andrea.

Para o secretário de Educação Guto Garcia, o mutirão aproxima a comunidade escolas das unidades municipais de ensino, garantindo a presença dos alunos na instituição." O controle começa com os professores que relacionam os alunos com mais de cinco faltas consecutivas ou 10 intercaladas. Mediante a relação, a secretaria da escola preenche a Ficha de Aluno Infreqüente (Ficai) e encaminha à Orientação Educacional que aciona a família", explica Guto.


Fotos Relacionadas