Mutirão na escola Generino Teotônio integra comunidade da Virgem Santa

17/08/2009 15:50:00 - Jornalista: Douglas Fernandes

Mais de 80 pessoas entre moradores, profissionais de educação e voluntários da empresa CAVO participaram no último domingo (16) de uma ação voluntária na recuperação da escola municipal Generino Teotônio de Luna, no bairro Virgem Santa. A mobilização uniu duas iniciativas de voluntariado - o “Mutirão Minha Escola Querida” da Secretaria de Educação e o “Dia do Bem Fazer”, da CAVO.

Durante todo o dia, foram realizados serviços de limpeza, pintura e reformas na estrutura da escola que contou ainda com a presença da secretária de Educação e vice prefeita, Marilena Garcia, e do diretor comercial da empresa, João Carlos David.

A CAVO reuniu mais de 30 profissionais de sua empresa por meio de sua campanha voluntária. A empresa doou recursos para a escola, revertidos em materiais para a reforma do espaço. Com o recurso ,foi possível a compra de materiais utilizados na pintura das salas, colocação de pisos, montagem de um parquinho e construção de uma nova cozinha que atende diariamente 422 alunos, entre o ensino fundamental e médio, assistidos diariamente.

Já os voluntários do “Mutirão Minha Escola Querida” também realizaram a pintura interna e externa da escola, a grafitagem servidos de artesanato, recuperação do jardim e revitalização da frente da escola. Presente ao mutirão estava a neta de Generino Teotônio de Luna, Marta Luna dos Santos, que emocionada recebeu uma homenagem da secretária Marilena Garcia e lembrou um pouco da história de seu avô.

- Meu avô sempre desejou que nenhuma pessoa daqui ficasse sem estudo. Tanto que ele, além de doar esse terreno para a construção da escola, ele fazia questão de trazes os professores na bicicleta para que os alunos não ficassem sem aula, disse a homenageada. Marilena, ao comentar sobre a iniciativa da empresa em aderir ao projeto “Mutirão” por meio da ação “Dia do Bem Fazer” disse da importância da parceira das empresas nas ações sociais junto às instituições de ensino.
- Esta é a primeira empresa que adere a nossa iniciativa de voluntariado participando de todas as etapas de realização do mutirão. Isso ressalta o comprometimento e a sabedoria que a CAVO possui em ter na escola a base de formação de cidadania, ressaltou.

Empresa, comunidade e direção da Escola aprovaram ação de voluntariado


Luis Carlos David disse que a ação de voluntariado na escola Generino Teotônio faz parte das comemorações de 70º aniversário da empresa e se mostrou entusiasmado em realizar novas parcerias com a educação. “Temos diversos projetos onde a educação é o foco. Estamos surpresos com a garra e o trabalho dos voluntários da educação e gostaríamos de dar continuidade a novas parceiras disse ele.

A coordenadora do Mutirão, Sônia Teresinha e a diretora da escola Maria Consuelo Amásio ficaram satisfeitas com o resultado do mutirão e ressaltaram o lado cidadão e integrador da mobilização. “Esse mutirão tem sido uma das grandes ações de integração entre a comunidade, os alunos e os pais. Estamos no terceiro mutirão e já podemos ver os resultados positivos que essa ação tem em toda a escola”, disse Sônia. Já a diretora completou afirmando que os alunos verão a escola de outra forma, mais acolhedora. “Eles se sentirão parte dessa estrutura. Cada uma ajudou na recuperação desse espaço e agora eles também passarão a cuidar daquilo que ajudaram a recuperar”, completou.

Nos dias 29 e 30 agosto na escola Zelita Rocha no Parque Aeroporto, a partir das 8 horas acontecerá a terceira edição do “Mutirão Minha escola Querida. Nesta terça-feira (18) ás 18h será feita a primeira reunião do mutirão junto com a comunidade. Elas acontecerão também nos dias 20 (13h) e 25 (18h) com a presença da secretária de educação e vice-prefeita Marilena Garcia. As escolas que já participaram do projeto foram a Escolas Municipais do Botafogo (Wanderley Quintino Teixeira) e da Nova Holanda (Christos Jean Kousoulas).