Mutirão voluntário realiza limpeza na Praia do Pecado

05/11/2009 13:57:30 - Jornalista: Lourdes Acosta

Estudantes voluntários da comunidade escolar Elza Ibrahim, uma equipe do governo municipal e funcionários da empresa FMC Technologies do Brasil LTDA instalada em Macaé executaram, nesta quinta-feira (5), um mutirão de limpeza na Praia do Pecado.

O mutirão teve como objetivo principal, além de proporcionar a limpeza do patrimônio ambiental, conscientizar a todos sobre a importância da preservação dos ecossistemas importantes do município. A ação foi realizada numa parceria público-privada entre a Prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Meio Ambiente (Semma) e a empresa FMC Technologies do Brasil Ltda.

Segundo o técnico de segurança, José Gilvan, a empresa aproveitou a realização da Semana Interna de Prevenção de Acidente do Trabalho, Meio Ambiente e Qualidade para fazer essa parceria com a Secretaria de Meio Ambiente. “Já tínhamos essa ideia há algum tempo e agora com a Semana Interna de Prevenção, aproveitamos para por em prática esse projeto com a parceria da Semma e também com o apoio da empresa Transforma Resíduos”, disse.

Durante o mutirão, as equipes recolheram várias espécies de resíduos como plásticos, papéis, vidros, palitos de picolés e muitos outros que foram encaminhados para a reciclagem.

O técnico ambiental Luís Felipe, da FMC Technologies, localizada na Rodovia Amaral Peixoto, Km 187, próximo a Cabiúnas, a empresa que fabrica equipamentos para a industria de prospecção e exploração de petróleo também se preocupa com o meio ambiente. “Agradecemos o empenho do secretário Maxwell Vaz, aos técnicos da Semma que muito contribuíram e aos estudantes pela ação conjunta. Esta ação mostra que é muito importante manter os bens públicos limpos e promover desenvolvimento sustentável tanto dentro das empresas como nos ambientes públicos”, acentuou.

Para o engenheiro agrônomo Flávio Parente, da Semma, ações como essa deveriam servir de exemplo às empresas instaladas em Macaé. “Foi uma ação realizada numa área em que, pelo seu estado de conservação, percebeu-se que os frequentadores gostam da natureza. Ainda assim foram coletados 30 sacos de lixo. Ações como essa deveriam ser seguidas por outras empresas da cidade”, assegurou.