Nada está perdido, Macaé!

20/09/2009 21:43:40 - Jornalista: Tiago Ferreira

Foto: Rui Porto Filho

André Gomes no cruzamento que originou o primeiro gol do Macaé

JUIZ DE FORA - Em um jogo de arbitragem confusa, o Macaé Esporte ficou em desvantagem na quarta fase do Campeonato Brasileiro da Série D. Jogando no Estádio Radialista Mário Helênio, na tarde deste domingo (20), o Alvianil Praiano foi derrotado, de virada, por 3 a 2 para o Tupi. Agora, para garantir uma vaga na semifinal e, consequentemente na Série C de 2010, a equipe comandada pelo técnico Toninho Andrade precisa vencer o jogo da volta no próximo domingo (27), em Campos. Vitória por 1 a 0 e 2 a 1 classifica o Macaé. O Tupi joga pelo empate.

Os lances duvidosos da arbitragem foram o primeiro gol do Macaé, feito pelo zagueiro Otávio aos 6min de jogo, e o segundo tento do Tupi marcado pelo atacante Ademilson, aos 16min da etapa final. No lance, o goleiro Lugão fez grande defesa após cabeçada do jogador mineiro, só que assistente dois validou o tento, alegando que o camisa um macaense fez a intervenção já dentro do gol.

- Não tenho como afirmar se os dois gols (o primeiro do Macaé e o segundo do Tupi) foram ou não legais, mas temos todas as condições de vencer a partida da volta e conseguir o acesso. O grupo está motivado e vamos trabalhar forte esta semana para conseguir a vaga na Série C do próximo ano - disse, após o jogo, o técnico Toninho Andrade.

O jogo

Mesmo jogando fora de casa, o Macaé começou melhor o jogo e abriu o placar aos 6min. Após cobrança de escanteio do meia Wallacer pela direita, a bola atravessou toda a área e o volante André Gomes cruzou na medida na cabeça do zagueiro Otávio, que só colocou sobre o goleiro Gonçalves. No minuto seguinte, o Tupi marcou com Ademilson de cabeça, porém o assistente Dante Mesquita Júnior marcou impedimento.

Com a vantagem no marcador, o Alvianil Praiano ficou com um a menos aos 18min. O volante Steve, que já tinha amarelo, foi expulso após cometer falta na intermediária. Com um a mais, o time da casa lançou-se ao ataque e, aos 26min, Ademilson fez boa jogada e chutou forte para a grande defesa de Lugão. Mas, numa bela jogada individual, Gedeil arrancou da intermediária e da entrada da área soltou uma bomba para fazer o segundo gol do Macaé.

Com o 2 a 0 no placar e inferiorizado numericamente em campo, a equipe dirigida pelo técnico Toninho Andrade passou a sair apenas nos contra-ataques. Com maior volume de jogo, o Tupi teve a chance para diminuir aos 33min. Bigu recebeu livre na área e balançou as redes. Só que pelo lado de fora. A partir daí, o Macaé Esporte controlou as ações e foi para o intervalo com a boa vantagem de dois gols.

Mas, na etapa final, o panorama se modificou. O Galo Carijó voltou agressivo e diminuiu logo aos 4min, com o lateral-esquerdo Michel. Os donos da casa seguiram na pressão e tiveram a chance do empate com Felipe Canavan em dois belos chutes da intermediária. No primeiro, aos 8min, o goleiro Lugão colocou para córner e, aos 15min, a bola explodiu na trave direita.

Só que no minuto seguinte, o Tupi deixou tudo igual. Após cruzamento da direita, Ademilson cabeceou e o goleiro Lugão defendeu. Porém, o assistente Herman Brumel Vani correu para o meio e assinalou o gol. E a virada veio aos 34min. Felipe Canavan cobrou escanteio pela direita e o zagueiro João Júnior marcou de cabeça. Final: Tupi 3 x 2 Macaé.


FICHA TÉCNICA
TUPI 3 X 2 MACAÉ ESPORTE
Data/Hora: 20/09/2009 – 17h
Local: Estádio Radialista Mário Helênio
Público: 1.460 pagantes (1.982 presentes)
Renda: R$ 5.030,00
Árbitro: Élcio Paschoal Borborema (SP)
Auxiliares: Dante Mesquita Júnior (SP) e Herman Brumel Vani (SP)
Cartões amarelos: Lugão, André, André Gomes, Vanderson, Steve e Léo Santos (MAC); Bigu, Hugo e Ademilson (TUP)
Cartão vermelho: Steve (MAC)
>> Tupi: Gonçalves; Marcelinho, João Júnior e Fabrício Soares; Jaiminho (Hugo), Darlan (Bigu), Marcel, Felipe Canavan (Felipe Fernandes) e Michel; Raphael Aguiar e Ademilson. Técnico: Léo Condé.
>> Macaé: Lugão; Uilian, André, Otávio e Bill; Gedeil, André Gomes, Steve e Wallacer (Vanderson); Léo Santos (Anderson) e Bruno Luiz (Marciel). Técnico: Toninho Andrade.