Nova Esperança e Ajuda de Cima recebem vacinação anti-rábica esta semana

13/10/2008 14:09:00 - Jornalista: Samanta Fernandes - estagiária

A Campanha Municipal de Vacinação Anti-rábica continua em vários pontos da cidade. Até o dia 6 de novembro, donos de cães e gatos de Macaé, podem vacinar seus animais. A equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) percorre todos os bairros da cidade, incluindo região serrana, onde os locais com maior concentração de animais, recebem mais de uma vez a Campanha de Vacinação. A meta a ser atingida este ano é de 20.929 animais, sendo 18.122 cães e 2.807 gatos, a partir de um mês de vida. Até o dia 10, 8.360 animais receberam a vacina, 7.519 cães e 841 gatos.

Animais que contraem raiva apresentam, normalmente, salivação abundante, dificuldade para engolir, mudança de hábitos, paralisia nas patas traseiras e latido tipo uivo. Caso o cão ou gato apresente este tipo de comportamento, entre em contato com o CCZ. Se ocorrer agressão, lave o ferimento com água e sabão em abundância. O Centro recomenda ainda, procurar uma unidade de saúde o mais rápido possível. Outra orientação é manter o animal vivo, em local seguro e isolado, para observação.

Nesta terça-feira (14), o bairro Nova Esperança recebe a equipe do CCZ, em frente ao posto do Programa Saúde da Família (PSF). No bairro Ajuda de Cima, a vacinação ocorre na tarde de terça-feira, em frente ao ponto final do ônibus. Já na quarta-feira (15), a equipe volta a Nova Esperança e vai também ao Planalto da Ajuda, de 8h às 12h na praça. Na parte da tarde, é a vez do Condomínio Bosque Azul, de 13h às 17h também na praça.

- O CCZ mantém a vacinação dois meses antes da campanha nacional, para atingir a meta de cães e gatos imunizados contra a raiva. Os locais que tiveram a vacinação cancelada, devido à chuva, receberão entre os dias 6 e 21 de novembro a campanha. Encerramos a pré-campanha e, em seguida, atenderemos os bairros que não receberam a vacinação, como Jardim Carioca, Fronteira e Aterrado do Imburo. Pedimos que os donos levem o cartão de vacinação para o controle das doses recebidas. Lembrando que fêmeas gestantes também podem ser vacinadas – destaca o médico veterinário do CCZ Jonhny Maia.