Nova Holanda: bairro começa a receber ligações domiciliares de água

23/09/2008 16:42:18 - Jornalista: Simone Noronha

Depois de concluir as obras de ampliação do abastecimento de água na Nova Holanda, a Nova Cedae e a prefeitura de Macaé começaram nesta terça-feira (23) a preparar o bairro para receber as ligações domiciliares. As obras começaram pela rua principal e, paralelamente às ligações, a prefeitura está fazendo a recuperação do calçamento. Para não causar mais transtornos aos moradores, até o final deste semana será instalada uma bica de captação de água próximo ao Ciep do bairro. Quatro caminhões-pipa vão atender à população, enquanto durarem as obras.

De acordo com o superintendente regional da Cedae, Marcos Túlio Aguiar, devem ser feitas pelo menos 700 ligações domiciliares no bairro, acabando assim com as ligações irregulares. “Pedimos paciência aos moradores, já que as obras devem durar aproximadamente dois meses. Sabemos dos transtornos, mas vamos acabar de vez com o problema de água no bairro”, explicou.

Cerca de 30 homens, entre funcionários da prefeitura e da Cedae, estão trabalhando na obra, com apoio de um caminhão, duas retro-escavadeiras e um caminhão limpa-fossas. O assessor especial da secretaria de Infra-estrutura Urbana, Marcelo Mussi, lembra que as melhorias no calçamento do bairro estão sendo feitas há três meses. “Agora, estamos trabalhando em conjunto com a Cedae. Assim que terminarem as ligações, entramos com a reforma das ruas”, explicou.

O presidente da Associação de Moradores do bairro, Vando Emanoel, ressaltou que a água sempre foi um dos maiores problemas da comunidade. “Sempre sofremos com a falta d’água, problema que acabou gerando muitas ligações irregulares. A população está acompanhando de perto a obra, e a Associação de Moradores vai monitorar o trabalho dos caminhões-pipa”, afirmou.

De acordo com o superintendente da Cedae, as obras de ampliação da rede, com a instalação de nova tubulação de 200 milímetros, multiplicaram por quatro o abastecimento na Nova Holanda, beneficiando também a Nova Esperança. “Com as ligações domiciliares, estamos na etapa final para que a água chegue com força às torneiras”, comentou.