Nova Holanda: continuam obras da parceria Cedae/prefeitura

16/10/2008 17:03:10 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Continuando a parceria com o objetivo de ampliar a oferta de água e melhorar as ruas do bairro, a Nova Cedae e a prefeitura de Macaé continuam realizando intervenções no Nova Holanda. Enquanto a Nova Cedae realiza a instalação de rede de água e de hidrômetros nas residências, a prefeitura, por meio da Secretaria de Infra-estrutura Urbana, realiza a recuperação da pavimentação de ruas da localidade, onde a nova rede está sendo instalada.

A expansão da rede de água no Nova Holanda é mais uma obra realizada pela parceria entre o governo do Estado e a prefeitura de Macaé, que já trouxe vários benefícios, como a ampliação da rede de distribuição da adutora da Severina e de várias localidades, como no Centro, na Imbetiba e Aroeira. As obras de expansão da rede de distribuição de água também beneficiam a localidade da Ajuda de Baixo e vão chegar, de acordo com o superintendente da Cedae em Macaé, engenheiro Marcos Túlio Aguiar, a outras localidades que não contam com rede de distribuição de água da Cedae, como Lagomar, Engenho da Praia e outras.

O superintendente da Cedae ressalta a importância da parceria entre os governos municipal e estadual, para melhorar a oferta de água. Segundo ele, em vários locais da cidade a Cedae vem trocando a antiga tubulação de ferro, de diâmetro reduzido e com problemas de vazamento, por uma tubulação nova para aumentar o volume de água que chega às residências.

- Enquanto aumenta a oferta de água em bairros que já contam com a rede, a Cedae instala rede de distribuição em outros locais, como Nova Holanda e Ajuda de Baixo, que nunca tiveram esse serviço. No Nova Holanda, já instalamos a rede de distribuição na rua principal e agora estamos trabalhando nas ruas transversais, como na Rua Natanael da Silva, entre outras. Mais de 40% da obra já está pronta e, em breve, o bairro contará com água em todas as residências, falou Marcos Túlio.

Marcos Túlio Aguiar informou que no Nova Holanda serão feitas pelo menos 700 ligações domiciliares de água, acabando com todas as ligações irregulares feitas por mangueiras. “As obras devem durar aproximadamente dois meses e, com a instalação de nova tubulação de 200 milímetros, o abastecimento de água no bairro vai multiplicar por quatro, beneficiando também a Nova Esperança, localidade situada próximo ao Nova Holanda”, falou.

Reinstalação dos paralelos dão novo aspecto às ruas do bairro

Paralelamente à instalação da nova rede de água no Nova Holanda, a secretaria de Infra-estrutura Urbana vem reinstalando os paralelos das ruas, como na principal rua, a Aurélio Cristiano da Silva. Juntamente com a recuperação do paralelo, que vem dando novo aspecto às ruas do bairro, e ampliação da rede de água, estão sendo retiradas as ligações irregulares de água feitas por mangueiras.
Segundo informa Walter Lagoa, encarregado das obras da secretaria de Infra-estrutura, depois de concluídas as obras no calçamento da rua principal, a prefeitura vai recuperar o calçamento de todas as ruas transversais. Isso já foi feito na Rua 10 e Rua Medeiros, onde a Cedae já concluiu a instalação da rede de água e dos hidrômetros.

O Nova Holanda vem recebendo outros benefícios da prefeitura, como o asfaltamento da rua de entrada ao bairro, da esquina com a Rodovia Amaral Peixoto até a ponte da Nova Holanda, e a recuperação do paralelo da rua de descida da ponte e que beira o canal da Nova Holanda, que se encontrava em mau estado.

As ruas do bairro já começam a mostrar um novo aspecto com a retirada das mangueiras e recolocação dos novos paralelos. Além de homens, a secretaria de Infra-estrutura utiliza também duas máquinas retroescavadeiras, dois caminhões e caminhão sugador.