Nova Holanda: prosseguem as obras no bairro

07/10/2008 16:36:22 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Continuam as obras de ampliação da rede de água e de recuperação do calçamento no bairro Nova Holanda, em Macaé. As obras, que vêm mudando o bairro, estão sendo feitas pela prefeitura de Macaé em parceria com a Cedae. Por parte da prefeitura, as obras estão sob a responsabilidade da secretaria Especial de Infra-Estrutura Urbana, que realiza esta semana a recuperação do calçamento da principal rua, a Aurélio Cristiano da Silva. Juntamente com a recuperação do paralelo e ampliação da rede de água, a parceria acaba com as ligações irregulares de água feitas por mangueiras.

Segundo informações do encarregado das obras, Walter Lagoa, da secretaria de Infra-estrutura, depois de concluídas as obras no calçamento da rua principal, o trabalho será realizado em todas as ruas transversais. Ele informou que a ampliação da rede de água e recuperação do paralelo já chegaram a outras vias do bairro, como a Rua 10 e Rua Medeiros, onde a Cedae já instalou a rede de água e os hidrômetros, para levar água a todas as casas.
Outros benefícios já levados ao Nova Holanda foi o asfaltamento da rua de entrada ao bairro, da esquina com a Rodovia Amaral Peixoto até a ponte da Nova Holanda, e a recuperação do paralelo da rua de descida da ponte e que beira o canal da Nova Holanda, que se encontrava em mau estado.
O presidente da Associação de Moradores da Nova Holanda, Vando Emanoel Barroso Fernandes, disse que os moradores estão satisfeitos com as obras. Para ele, embora a comunidade esteja carente de muitas coisas, a prioridade sempre foi a água.
- Os moradores estão satisfeitos. O bairro hoje apresenta uma nova feição, com essas obras e a água. Oitenta por cento dos moradores já contam com água em casa e isso também vem beneficiando a comunidade de Nova Esperança. O povo aguardava essas melhorias há anos e nunca acreditou que isso fosse acontecer. Estamos acompanhando e satisfeitos com o prefeito, que cumpriu com o que prometeu ao bairro - falou Vando Emanuel.

Ele disse ainda que desde que assumiu o cargo de presidente, há cinco meses, vem contando com as ações da prefeitura no bairro, através da secretaria de Infra-estrutura Urbana. “Em abril, depois das fortes chuvas, a prefeitura veio, realizou limpeza das ruas e voltou em julho e desde essa época está aqui, realizando ações de melhorias no bairro”, falou o presidente da Associação de Moradores.

As ruas do Nova Holanda já começam a mostrar um novo aspecto com a retirada das mangueiras e recolocação dos novos paralelos. Além de homens, a secretaria de Infra-estrutura utiliza também duas máquinas retroescavadeiras, dois caminhões e caminhão sugador.

O presidente da Associação de Moradores informou que, após a conclusão das obras de expansão da rede de água da Cedae e recomposição dos paralelos, será realizado um mutirão de moradores para efetuar uma limpeza geral nas ruas, retirando o lixo, entulhos e as velhas mangueiras. Também será feito um trabalho de conscientização junto à população para manter o bairro limpo.

De acordo com informações do superintendente da Cedae em Macaé, engenheiro Marcos Túlio Aguiar, serão feitas pelo menos 700 ligações domiciliares no bairro, acabando com todas as ligações irregulares feitas por mangueiras. Ele informou que as obras devem durar aproximadamente dois meses e que, com a instalação de nova tubulação de 200 milímetros, o abastecimento de água no Nova Holanda multiplicou por quatro, beneficiando também a localidade de Nova Esperança.

- As ações aqui realizadas, com as ligações domiciliares, são a etapa final para que a água chegue com força às torneiras de todas as casas. Essas ações vão acabar de vez com o sério problema da falta de água na localidade - comentou.