Nova ponte no Canal Fábio Franco está quase pronta

12/05/2009 16:34:01 - Jornalista: Izabel Monteiro

Foto: Ana Chaffin

Se o tempo permanecer bom, na próxima semana o trecho será asfaltado para liberação do trânsito

As 16 placas pré-moldadas que compõem a nova ponte sobre o Canal da Fábio Franco, com 1,20 metro de largura e 16 metros de comprimento e com peso de 3,70 toneladas cada, já estão instaladas no local, na passagem de nível entre a Rua Silva Jardim, no Centro e a Avenida Santos Moreira, no Miramar. Segundo informa o encarregado da empresa responsável pelas obras, Consórcio CBPO/Zadar, Ubirajara de Oliveira, se o tempo permanecer bom, no final da próxima semana o trecho será asfaltado e o trânsito poderá ser liberado.

Essa é a segunda ponte pré-moldada que a prefeitura de Macaé instala sobre esse canal. A ação faz parte da primeira etapa do Programa Água Limpa, que a prefeitura lançou com o objetivo de ampliar o fluxo de águas pluviais nesse canal e também dar um fim aos alagamentos nos bairros localizados na parte mais baixa da cidade. O trabaho faz parte do programa Água Limpa, que pretende ainda ampliar o saneamento básico na cidade e a melhoria no abastecimento de água.

Após a colocação, será feita a concretagem da ponte e a aterragem das laterais para que a área possa ser asfaltada e o trânsito liberado. Com a instalação dessa ponte, a passagem das águas pluviais sob o Canal Fábio Franco foi ampliada de 1,80 metro para 5,20 metro, melhorando o escoamento de água pelo canal. Antes dessa ação nessa passagem de nível, a prefeitura já instalou outra ponte pré-moldada na passagem entre a Rua Conde de Araruama, no centro, e a Avenida Amaral Peixoto. Segundo informações do Consórcio CBPO/Zadar, já estão em fase de construção as novas placas pré-moldadas que vão compor a nova ponte a ser instalada na passagem de nível localizada próximo à Comunidade da Linha, nos Cajueiros.

As instalações dessas pontes sobre o Canal da Fábio Franco ficaram definidas como a primeira ação do Programa Água Limpa, que é fiscalizado pela secretaria de Obras (Semob), para beneficiar os bairros localizados na região do Sol y Mar e Riviera, que são os locais mais atingidos pelos alagamentos. O valor total empregado pela administração municipal neste Programa, que tem previsão de ser concluído em quatro anos, é de R$ 277 milhões. Nessa primeira etapa, a prefeitura investe R$ 40 milhões.

O Programa Água Limpa, que é uma das prioridades do governo do prefeito Riverton Mussi, prevê além das obras de drenagem para solucionar os alagamentos na cidade, a expansão do saneamento básico de Macaé, com maior oferta de água, em parceria com o governo do Estado, através da Nova Cedae, e expansão da rede de esgoto. O Programa prevê a instalação de 15 bombas de drenagem, construção de 183 mil metros de redes de esgoto, sete mil metros de rede de águas pluviais de concreto armado, 15 estações elevatórias e linhas de recalque, além de obras de pavimentação, com 115 mil metros quadrados de asfalto e 41 mil metros quadrados de paralelos. Ao todo, a obra vai utilizar 33,5 mil metros cúbicos de concreto.

Explicando a importância dessas ações nas passagens de nível sobre o Canal da Fábio Franco,o secretário de Obras, Tadeu Campos, colocou que o canal está obsoleto e não comporta mais o volume quando chove mais forte, porque o manilhamento abaixo da passagem é estreito. “Com o canal estrangulado, a água não tem como escoar e acaba inundando as ruas e causando muitos transtornos para a população”, disse o secretário.

Na primeira etapa do Água Limpa também estão incluídas obras nos canais da Rua Prefeito Antônio Curvelo Benjamim, no Visconde de Araújo, e no da ciclovia Ayrton Senna, na Avenida Evaldo Costa, no bairro Sol y Mar. No Visconde, será construído um novo canal, substituindo o atual, que tem apenas duas manilhas estreitas para o escoamento. O novo canal será de concreto, retangular, com 6,5 metros de largura e 3,5 metros e meio de profundidade. Na Evaldo Costa será construído um novo canal de concreto retangular, no lugar da galeria tubular existente, que foi feita com tubo de armco com apenas dois metros de diâmetro. O novo canal terá 4,5 metros de largura e 2,5 metros de profundidade.

Paralelamente à instalação dessas novas pontes, a empresa responsável pelo Água Limpa conclui o projeto executivo para as intervenções a serem realizadas na elevatória da Télio Barreto e Rio Macaé, definindo o tamanho da elevatória, capacidade das bombas, modelo da comporta, tudo visando complementar as ações de melhoria do escoamento das águas pluviais do canal e das regiões situadas em suas proximidades.