Novas luminárias LED começam a ser instaladas

27/01/2022 11:29:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Divulgação

Trabalho começou no Parque Aeroporto e será feito sempre durante a noite

Quatro vias de Macaé receberão um total de 464 novas luminárias LED (Diodo Emissor de Luz), modelo mais eficiente, com potências entre 50W , 100w e 150W, dentro do projeto Macaé Mais Iluminada em parceria com o Programa Enel Compartilha Eficiência.

A instalação começa na segunda-feira na Avenida Agenor Caldas, no Bairro Imbetiba, com 47 luminárias de 50W; em seguida, a Avenida Rui Barbosa, no Centro da cidade, com 125 luminárias de potência 150W; e a Avenida Hildebrando Alves Barbosa, na Barra de Macaé, onde serão instaladas 216 luminárias de 150W e na Rua Tancredo Neves, no Parque Aeroporto, que receberá 76 luminárias com potência de 100W.

O trabalho é financiado com recursos do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e tem como foco o consumo eficiente de energia. Pela primeira vez Macaé foi selecionada na chamada pública, neste caso, realizada em 2019. A classificação foi baseada na qualidade do projeto apresentado pelo município, entre outros critérios estabelecidos no edital que beneficiam toda a sociedade e o meio ambiente.

Responsável pela Coordenadoria de Iluminação Pública (CIP) de Macaé, Marcelo Oliveira Neves informou que o município também participou da chamada pública realizada em 2021 e aguarda o resultado. Segundo ele, as intervenções serão feitas no período noturno para reduzir o impacto no trânsito, sendo que na Hildebrando poderá ser durante o dia porque têm duas vias e o trabalho não causará restrições ao tráfego de veículos.

A instalação de luminárias LED proporciona redução de consumo e gastos com manutenção para troca de lâmpadas e reatores, já que favorece o aumento da vida útil do sistema de iluminação e diminuição da carga térmica, além de melhoria do nível de iluminação. A CIP está vinculada à Secretaria Municipal Adjunta de Serviços Públicos/Infraestrutura.