Novo Cavaleiros: continua instalação de galerias de águas pluviais

04/08/2009 16:37:50 - Jornalista: Izabel Monteiro

Foto: Robson Maia

As obras, que fazem parte do Programa Água Limpa, têm o objetivo de acabar com os alagamentos no Novo Cavaleiros

A prefeitura de Macaé continua com a instalação de galerias de águas pluviais no Novo Cavaleiros, com o objetivo de acabar com os constantes alagamentos no bairro, quando chove mais forte em Macaé. As obras estão incluídas no Programa Água Limpa, de macrodrenagem e expansão do saneamento básico.

Esta semana, estão sendo instaladas novas galerias retangulares, de 4 metros por 1,80 metro no trecho em frente ao Terminal Lagoa. A expectativa da secretaria de Obras Públicas (Semob) é que, depois da conclusão do trabalho, o problema de alagamento no bairro esteja completamente resolvido. Ao todo, 1,6 milhão de metros quadrados de área do bairro estão recebendo intervenções da prefeitura.
A meta é chegar à vazão de dez mil litros de água pluvial por segundo, quando os serviços no bairro estiverem concluídos. As obras, se o tempo colaborar, devem durar cerca de seis meses. Os trabalhos, fiscalizados pela secretaria de Obras Públicas (Semob), estão sob a responsabilidade da empresa Contagem Construções e Serviços.
Ao definirem as ações a serem realizadas no bairro, a prefeitura optou por usar galerias com dimensões diferenciadas em cada local. Segundo colocou o secretário de Obras, Tadeu Campos, isso acontece porque os estudos topográficos e o cálculo hidráulico realizado na localidade mostraram que as obras ali exigem ações de planejamento básico e técnico, cálculo e até a encomenda das peças fora dos padrões, para aumentar a vazão das águas pluviais e dar um fim aos alagamentos.
As obras no bairro acontecem em três frentes de trabalho no Novo Cavaleiros: na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), em frente ao Terminal Lagoa, na rua Netuno e na região da Tenente Célio.
No canteiro central da Amaral Peixoto, além da instalação das galerias, está sendo construída uma elevatória que estará diretamente ligada às galerias de águas pluviais no bairro. Toda a água recolhida será direcionada para o canal que corta o bairro, e seguirá para a estação elevatória e de lá, para a Lagoa de Imboassica.

As obras no Novo Cavaleiros estão orçadas em R$ 29 milhões e as novas galerias de águas pluviais serão instaladas em todo o bairro, da parte alta à parte baixa.