Novo Cavaleiros: obras de drenagem continuam

26/05/2009 15:20:57 - Jornalista: Izabel Monteiro

Foto: Ana Chaffin

Prefeitura mantém três frentes de obras Novo Cavaleiros para aumentar a vazão das águas pluviais

A prefeitura de Macaé continua atuando no bairro Novo Cavaleiros, com três frentes de obras que como objetivo eliminar o problema de alagamentos no bairro, aumentando a vazão da água pluvial. As obras estão a cargo da empresa Contagem Construtora e Engenharia e são fiscalizadas pela secretaria de Obras Públicas (Semop).

No canteiro principal, perto do Terminal Lagoa, estão sendo efetuadas escavações para a instalação de peças de cimento com quatro metros de largura por 1,8 metro de altura. Na Alameda do Bosque, na região entre o São Marcos e a Universidade Estácio de Sá e próximo à confluência com a Rua Tenente Célio, foi feita a escavação e estão sendo instaladas manilhas de 1,2 metro de diâmetro.

Na área do bairro, onde ocorrem os maiores alagamentos, entre a Rua Júpiter e a Rua Saturno, a empresa faz a escavação para instalar peças retangulares de quatro metros de largura por 1,8 metros de altura.

O secretário de Obras Públicas, Tadeu Campos coloca que as ações estão também incluídas no Programa Água Limpa, de macrodrenagem no município que são prioridade para a administração do prefeito Riverton Mussi. No bairro, a meta chegar à vazão de dez mil litros de água pluvial por segundo, quando os serviços estiverem concluídos. As ações devem durar cerca de seis meses.

O secretário Tadeu Campos colocou também que as galerias que a prefeitura instala no Novo Cavaleiros têm dimensões diferenciadas em cada local. O cálculo hidráulico da bacia hidrográfica da área definiu a necessidade de serem usadas manilhas e galerias de variados tamanhos. As peças retangulares que vão completar a obra, por estarem fora do padrão foram encomendadas e deverão chegar ao local nos próximos dias.

- Os estudos topográficos e o cálculo hidráulico realizado no Novo Cavaleiros mostraram que as obras requerem ações de planejamento básico e técnico, cálculo e até a encomenda das peças fora dos padrões. Tudo isso com o objetivo de aumentar no bairro a vazão das águas pluviais, acabando com os alagamentos, falou Tadeu.