Novo Terminal Cehab é entregue à população

20/03/2024 15:48:00 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Rui Porto Filho

Terminal Cehab recebeu grande público na inauguração

Em mais uma grande entrega de obras que vai atender à demanda da população, a Prefeitura de Macaé inaugurou o novo Terminal Cehab Antônio Geraldo Machado da Luz, na noite de terça-feira (19). O espaço ficou lotado com a presença de moradores da cidade, secretários municipais, vereadores, fiscais da Coordenadoria de Transporte da Secretaria de Mobilidade Urbana, representantes da sociedade civil e empresários.

“Estamos entregando esse espaço que estava totalmente abandonado que é o Terminal Cehab. Uma obra moderna. Estamos trabalhando muito para transformar a realidade das pessoas, melhorar a vida do povo e entregar uma cidade melhor do que nós encontramos. São mais de 300 obras já entregues na cidade, o maior volume dos últimos anos. Entregas em todas as áreas e melhorias por vários bairros, de ponta a ponta, do Lagomar a Imboassica e ao Sana. Hoje, posso provar que temos mais obras da ponte da Barra para cá do que da ponte para lá. Estamos fazendo justiça às pessoas e aos bairros que por muito tempo ficaram esquecidos pelos governantes”, disse o prefeito, detalhando as diversas obras pelos bairros da cidade.

Welberth também agradeceu a presença da família do homenageado, lembrando de todo seu legado de servidor público, enquanto fiscal de transporte, agora eternizado através do Terminal Cehab Antônio Geraldo Machado da Luz. O prefeito e o secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz, entregaram uma placa para a família do fiscal.

“Agradeço a todos os presentes e aos responsáveis por essa reforma que ficou muito bonita. Agradeço à Mobilidade Urbana e ao prefeito pela belíssima homenagem que fizeram ao meu pai. Durante 30 anos ele trabalhou como servidor. Que esse terminal sirva para o bem-estar da população. Está sendo um dia inesquecível para mim e minha família”, disse Antônio Vitor, filho do fiscal Antônio Geraldo Machado da Luz.

Durante a cerimônia, Muniz adiantou que outros terminais receberão intervenções.

“Estamos transformando o transporte público dessa cidade. Quando o prefeito assumiu essa gestão, colocou o transporte como prioridade para melhorarmos. Um transporte público que era o pior serviço do estado e, hoje, estamos realizando muito, mas ainda tem muita coisa a ser feita. Temos consciência disso e estamos nos esforçando para entregar um transporte digno para toda população, para que as pessoas tenham como ir e vir para o trabalho, estudo e lazer”, afirmou o secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz, acrescentando que os Terminais Parque de Tubos e Lagomar serão os próximos a receberem obras.

O Terminal Cehab possui um espaço de mais de cinco mil metros quadrados, com piso tátil, rampas e banheiros exclusivos para PCDs, teto e grade em aço proporcionando maior durabilidade, iluminação em Led, wi-fi, piso intertravado que foi pintado e reaproveitado do antigo terminal, além da logística interna que proporciona mais agilidade no serviço de transporte. O terminal também utiliza água de reuso da chuva, por meio das calhas do telhado.

“A marca do nosso governo tem sido a união que tanto faltava em Macaé. Estamos trabalhando em parceria que tem mudado e vai mudar mais ainda a vida da população de Macaé. Quando a gente traz a duplicação da Ponte Ivan Mundim, revitalização das Malvinas, a reconstrução da ponte do baião, o calçadão da Rui Barbosa. E o prefeito tem sido um grande maestro desta união, nesta parceria”, destacou o deputado estadual Chico Machado.

O presidente da Associação de Moradores do Parque Aeroporto também falou durante a cerimônia de inauguração.

“Agradecer e parabenizar a todos. Eu como presidente do Parque aeroporto só tenho a agradecer a você prefeito. Nunca acreditei que estava acontecendo isso tudo no meu bairro e que ia ver isso. Então o que você está fazendo pela nossa cidade, pelo Parque Aeroporto e para o lado de cá, é uma situação que eu achei que nunca ia ver”, disse o presidente da Associação de Moradores do Parque Aeroporto, Claudinho.

O presidente da Câmara, vereador Cesinha, também destacou a importância desta e de outras obras.

“Quando a gente defende a qualidade de vida para os cidadãos macaenses, quando a gente faz o nosso papel de parlamentar indicando alguma coisa, o resultado é isso aqui: uma obra de qualidade, um transporte de qualidade na ponta. É para isso que a gente está nessa luta junto. É para isso que a gente se oferece para servir à população. É para isso que a gente já entregou mais de 300 ordens de serviço no município. Esse é mais um equipamento público sendo reestruturado”, destacou o presidente da Câmara Municipal.

“Acompanhei essa obra do início ao fim. Uma obra muito bem-feita e isso é real. Macaé está avançando. Se todos nós dermos as mãos, vamos avançar bastante e colocar Macaé no topo, onde já devia estar há 40 anos, disse o presidente da Comissão de Transporte da Câmara Municipal, vereador Amaro Luiz.

Depoimentos


O morador do Novo Eldorado, Carlos Rezende, 59 anos, é um usuário do transporte público que trabalha como auxiliar de RH na empresa BrasilCenter, no Bairro da Glória.

“Macaé cresceu muito e o transporte não acompanhou. Com esses carros novos, melhorou. Agora, com esse novo terminal vai ficar 100% melhor, o anterior estava muito complicado. O meu alerta vai para os usuários deste terminal: será que você destrói a sua casa do mesmo jeito que faria aqui? É nosso dinheiro, é dinheiro público. Vamos conservar”, disse.

Andrea Barcelos, 48 anos, mora no Parque Aeroporto, do outro lado da via onde está instalado o Terminal Cehab. “Está uma maravilha. Estava na expectativa da inauguração, de ficar pronto. É uma melhoria para a população que valoriza o bairro e que agora poderá ficar abrigada da chuva e do sol”, afirmou.


Fotos Relacionadas