Núcleo de Saúde Mental continua atividades do Dia Nacional de Luta Antimanicomial

19/05/2009 17:29:33 - Jornalista: Francisco Barbosa - estagiário

Dando continuidade aos festejos do Dia Nacional de Luta Antimanicomial, a prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu nesta terça-feira(19) mais uma série de palestras e exibição de filmes no Núcleo de Saúde Mental.

A programação para as crianças foi especial, com a exibição do filme “Happy Feet”, que mostra as dificuldades que um pinguim teve que passar para ser aceito em seu grupo, por ser diferente. Já para o público adulto, foram exibidas cenas da novela “Caminho das Índias”, que atualmente é exibida pela Rede Globo. Após os filmes, temas como inclusão social e aceitar o diferente foram escolhidos para debate entre os participantes.

O tema deste ano é “Cuidar sim, excluir não”, e teve início no auditório da Fundação Educacional de Macaé (Funemac). Entre ações já desenvolvidas, oficinas, leitura de Cordel e peças foram mostradas na Praça Veríssimo de Melo, no centro.

A coordenadora técnica Josemarlen Gonçalves ressalta que o objetivo do projeto é a ressocialização do portador de transtornos mentais. “A internação é o último caso. Temos conseguido através de novos tratamentos reduzir o número de internos. Envolvendo a sociedade, conseguimos obter grandes resultados”, revelou.