Nupem oferece curso sobre Genética para professores do Ensino Médio

18/10/2017 16:22:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

O Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (Nupem), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-Macaé) inicia, nesta quinta-feira (19), o curso sobre “Práticas em genética”, destinado a professores de Biologia do Ensino Médio. As aulas serão ministradas nas tardes de quintas-feiras, das 13h30 às 17h30, no Laboratório Didático 3, no Nupem.

A carga horária total será de 30 horas, até 7 de dezembro, e o curso terá 20 participantes. Com o curso, o Nupem pretende promover a atualização dos professores de Biologia e fornecer ferramentas que possam ser utilizadas como facilitadoras da prática docente do ensino de Genética. O material a ser utilizado inclui roteiros de práticas, vídeos e apostilas com base nos parâmetros curriculares nacionais para o ensino de Genética no Ensino Médio e na leitura de textos atualizados na temática. A avaliação será feita por meio da elaboração de relatórios sobre os temas abordados.

Os professores-alunos terão 24 horas de atividades presenciais e seis de não-presenciais e vão aprender sobrebases moleculares da herança: DNA, RNA e proteínas; dogma central da Biologia Molecular, Replicação, Transcrição e Tradução; bases citológicas da herança: cromatina e cromossomos; divisão celular; padrões de herança mendeliana: autossômica e ligada ao sexo; formas de herança não mendeliana; extensões do Mendelismo: dominância incompleta, codominância polialelia, interações gênicas, mutações gênicas e cromossômicas; e cromossopatias.

Na proposta do curso, o Nupem descreve assim a Genética: “é o ramo da Biologia que estuda a hereditariedade, isto é, a forma como as características são passadas de geração para geração e está inserida no contexto tecnológico especialmente atrelado aos avanços científicos na área de Biologia Molecular. Estes se refletem no desvendar de sequências de genomas de diferentes organismos assim como também no desenvolvimento de técnicas de diagnóstico para diversas doenças hereditárias humanas.

Palestra

Neste mês de consciência sobre o câncer de mama, o Núcleo/UFRJ também realizará palestra sobre “A Biologia do Câncer de Mama: Aspectos Moleculares e Celulares da Carcinogênese”. O evento é gratuito e ocorrerá nesta quinta-feira (19),das 11h ao meio-dia, no auditório do Nupem, no bairro São José do Barreto. A comunidade pode participar.

A palestra será ministrada pelo professor André Cruz e faz parte do projeto “Ciclo de Palestras” que o Nupem realiza uma vez por semana, sempre às quintas-feiras, com o objetivo de aproximar os cidadãos dos temas de pesquisas desenvolvidas pelos professores e alunos da unidade.

Mais informações pelo e-mail ciclopalestrasnupem@gmail.com. O Nupem está localizado à Avenida São José do Barreto, 764, atrás do Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho.